Ibitinga, Terça, 16 de Outubro de 2018
Turismo Rural: Mais uma área de atração para a Capital Nacional do Bordado
Idéia e trazer mais opções de lazer para os turistas, e mais renda para Ibitinga

10/03/2010 - Ibitinga recebeu o título de estância turística por ser considerada a “Capital Nacional do Bordado”. Entretanto, novas formas de aproveitar o potencial turístico do município começam a ser exploradas pela população local, que aposta e investe no Turismo como importante setor econômico e fonte de renda para o futuro.

 Na área rural, por exemplo, cresce o interesse pelo Turismo Rural e pelo EcoTurismo em todo o país, devido a casos de sucesso como Bonito (MS) e Brotas (SP) - que fica há menos de 120km de Ibitinga. Outros empreendimentos de sucesso estão espalhados por todas as regiões e inclusive em municípios vizinhos, como os resorts, pousadas, áreas agrícolas e de vegetação nativa abertas para visitação, entres outras formas de turismo no campo existentes em Araraquara, Agudos, Dourado, Jaú, entre outras cidades próximas.  

 Os proprietários rurais de Ibitinga também começam a observar o Turismo Rural com novos olhares e perspectivas de negócios. Além dos pesqueiros localizados na cidade, alguns produtores querem preparar suas chácaras, sítios ou fazendas para visitação, alimentação e até mesmo hospedagem.

 Neste sentido, tem sido grande o apoio do Sindicato Rural de Ibitinga, através do programa de Turismo Rural que desenvolve em parceria com o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e da Secretaria de Turismo, que em consonância com as ações realizadas pelo SRI em 2009, também investiu na divulgação do Turismo Rural e destas belezas naturais do campo ibitinguense.

 No ano passado, o Sindicato Rural e o SENAR promoveram uma turma de Turismo Rural que trabalhou com duas propriedades rurais do distrito de cambaratiba, a Fazenda Voltinha (visitação em áreas naturais) e o Sítio Bela Vista (hospedagem), uma chácara de venda de orgânicos do Bairro Marimbondo, além do Rancho Benelli (Alimentação) em Tabatinga.

 

 Para o instrutor do programa de Turismo Rural e ex-presidente do SRI, Luiz Carlos Mapelli da Silva, o município de Ibitinga sempre será “A capital nacional do bordado”, mas isso não significa que outras formas de turismo e atrativos do município devam ser esquecidos. “O Turismo Rural representa uma fatia cada vez maior do mercado, pois o investimento em relação a outras formas de turismo é menor. Quem visita a propriedade quer simplicidade, aconchego e um ambiente que seja ao mesmo tempo profissional e natural. Existe muito potencial para isso em Ibitinga, é uma importante alternativa principalmente para os pequenos e médios proprietários, com dificuldades apenas com a atividade agrícola”, defende Mapelli.

 Abrir “as porteiras” da propriedade para visitação, alimentação ou hospedagem, portanto, pode ser uma boa fonte de renda alternativa para toda a família. É uma questão apenas de identificar as oportunidades e planejar corretamente a atividade. Este é o suporte oferecido pelo SRI / SENAR-SP.

 Em 2010, o Sindicato Rural prepara mais uma turma do programa, para ensinar os produtores, familiares e demais participantes noções básicas para a identificação, criação e desenvolvimento de um empreendimento de Turismo Rural. O curso é dividido em 10 módulos (média de 03 dias/aula por módulo), que acontecem no período de março a novembro; são eles:

- Oportunidades de empreendimentos.

- Identidade e cultura.

- Gestão de empreendimentos.

- Ponto de vendas de produtos agrícolas.

- Meios de hospedagem.

- Meios de alimentação.

- Atividades turísticas em áreas naturais.

- Como atender e encantar o cliente.

O curso ainda termina com a realização de um Festival Gastronômico que resgata a história e o paladar de um prato ou alimento típico da região.

 O primeiro módulo do curso tem início no próximo dia 13 e restam poucas vagas. Os interessados devem procurar o Sindicato Rural. Mais informações pelo telefone: (16) 3342-2435.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2018 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546