O investimento da TAM Linhas Aéreas na aviação regional pode ser a solução para o ‘abandono’ do Aeroporto Bartholomeu de Gusmão, em Araraquara. A companhia pretende comprar 30 aeronaves médias para atuar nesse segmento e o ‘adeus’ da Azul Linhas Aéreas, que encerrou suas atividades no último dia 19, abre brecha para a instalação de outra empresa aérea que assuma os voos regionais partindo da cidade.
Em negociação com fornecedores, incluindo a fabricante local Embraer, a TAM anunciou que deverá comprar até 30 aviões modernos que tenham de 75 a 110 assentos disponíveis para atuar neste mercado. A compra das aeronaves médias faz parte de um investimento na frota com foco na ampliação dos destinos regionais atendidos pela TAM.
Diante do anúncio, a instalação da companhia no aeroporto de Araraquara não é dispensada pelo prefeito Marcelo Barbieri (PMDB), que se refere ao investimento como “notícia boa”.
Sem abandonar a ideia do retorno da Azul ao aeroporto, Barbieri afirmou, em entrevista à Tribuna Impressa, que o investimento na aviação regional anunciado pela TAM é uma possibilidade para retomar as atividades do, até então, inativo Bartholomeu de Gusmão.
“A avaliação de compra de 30 aeronaves da TAM e a informação de que a companhia está pretendendo entrar no segmento regional são boas notícias. O nosso aeroporto comporta até quatro empresas de aviação operando e, com as possíveis atividades da Azul e da TAM juntas, as opções serão maiores”, diz.
A solução para a inatividade do Aeroporto Bartholomeu de Gusmão, segundo Barbieri, não depende somente das autoridades municipais, mas também do apoio dos governos Estadual e Federal. “Sem a aviação regional, não vai ter integração nacional no Brasil. É um investimento necessário e um problema que Araraquara não tem que resolver sozinha”, afirma.
Já sobre os investimentos do aeroporto, o prefeito afirma que “nenhum gasto foi em vão”. Para ele, a saída da Azul não significa o fim do Bartholomeu de Gusmão. “A solução existe, não teria solução se não tivesse aeroporto. A Azul não colocou o aeroporto nas costas para levar embora. O aeroporto tem a autorização da Anac para funcionar e os investimentos continuam”, diz.
‘Estamos avaliando’
Em nota, a assessoria da TAM afirma que mantém a malha aérea da companhia constantemente avaliada e sempre atenta às necessidades dos clientes para iniciar ou ampliar operações, mas não assumiu nenhuma instalação no aeroporto de Araraquara no momento. (Colaboraram Gabrielle Chagas e Walter Strozzi)
Tribuna Impressa