Ibitinga, Sábado, 20 de Abril de 2024
Outono chega hoje trazendo mais frio e levando as chuvas embora
Mesmo com estação um pouco mais quente que o normal, temperatura deve cair nos próximos meses e tempo ficará seco

Hoje, exatamente às 19h45, começa o outono, estação que marca a transição entre o clima úmido, do verão, e seco, do inverno. Nas próximas semanas, a temperatura deve cair e as chuvas aparecerão com menos frequência. Na última semana, por exemplo, choveu praticamente todos os dias em Araraquara.

A novidade neste ano é que a temperatura ficará um pouco mais alta do que nos anos anteriores.

Segundo o meteorologista Alexandre Nascimento, do Climatempo, a falta de chuva deve ser um problema nesta crise hídrica. “Nas bacias hídricas do País, teremos chuva de normal a abaixo da média. No Sudeste, a chuva deve diminuir, inclusive nos sistemas de abastecimento como a Cantareira e o Paraíba do Sul. Em resumo, os principais reservatórios iniciarão o período seco com valores bem abaixo do considerado seguro e normal para a época”, explica.

Nos próximos três meses, a temperatura deve variar entre 11°C e 30°C em Araraquara e no restante do interior de São Paulo.

Então, chegou a hora de tirar o cachecol, as luvas, a bota e todas as roupas de frio do guarda-roupa e caprichar no estilo.

Mesmo com o outono mais quente que o normal, a temperatura vai cair. A título de comparação, ontem à tarde o termômetro marcava 26°C em Araraquara e muitas pessoas já saíram encapuzadas de casa.

Previsão do mês 
Em abril, o ar seco predomina entre os dias 11 e 21, com sol e calor. Nos demais dias, a previsão é de breves pancadas de chuva. Já em maio, o mês mais seco, pelo menos três frentes frias chegam ao Sudeste, provocando uma queda maior da temperatura.

“De forma geral, a sensação térmica deve ser de frio no Estado de São Paulo”, diz Alexandre.

Em junho, o tempo deve ficar mais seco ainda e a temperatura será mais quente do que no mesmo período dos anos anteriores.

À noite, porém, a temperatura deve cair, fazendo com que os araraquarenses tirem os cobertores do armário.

“A sensação térmica de frio ficará restrita às noites, madrugadas e começos de manhã no Estado de São Paulo”, finaliza o meteorologista.

Tempo seco
Para entender como o outono será mais seco este ano, basta comparar a previsão de chuva dos próximos três meses com a média climatológica dos anos anteriores.

Em abril, o volume de chuva, em média, é de 75 mm de água. Em 2015, porém, deve ser de 69 mm. Em maio, cai de 62 mm para 54 mm e, em junho, a queda é ainda maior, de 45 mm para 23 mm. A estação termina no dia 21 de junho, às 13h38, dando início ao inverno, com as temperaturas ainda mais baixas.

Tribuna Impressa

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546