Mais de 300 pessoas participaram do 6º Enduro Ecológico promovido pelo Rotary Club de Ibitinga, no último domingo (08), no bairro rural Monte Alegre. Ao todo 63 equipes, formadas com 4 ou 6 pessoas, percorreram o trajeto de 8 quilômetros junto a natureza. O enduro na ‘Trilha Jamamimu’, teve saída e chegada no Pesque Pague do Silão.
A equipe vencedora este ano foi a equipe ‘Estoque de Vento’, que perdeu menos pontos, apenas 269. Em segundo lugar, com 336 pontos perdidos, a equipe ‘Mundo Afora’, de Taquaritinga, conquistou o pódio. A terceira posição ficou com a equipe DeMolays Ibitinga, que terminaram a prova com apenas 466 pontos perdidos.
Um dia antes da prova, um curso ensina como traduzir os sinais do mapa, a usar a bússola entre outras dicas.
O kit de material higiênico arrecado nas inscrições, será doado para o Lar São Vicente de Paula. O valor das inscrições, foi usado na elaboração do evento e também será revertido para os projetos sociais desenvolvidos pelo Rotary Club de Ibitinga.
A prova
O evento consistia em uma prova de regularidade. Cada equipe segue um mapa, com a ajuda de uma bússola. Além do destino (e direção a ser percorrida) a equipe deve passar em determinados pontos de controle (PC), em um tempo determinado e informando os metros de cada trecho, que são calculados através de passos por um membro da equipe. Os PCs anotam em que tempo cada equipe passou naquele local. A prova, elaborada pela empresa ‘Trilha Radical’, teve 10 PCs, e exigiu disciplina, foco, determinação e comunicação entre os membros da equipes, para que cada um deles executasse uma tarefa. Resumindo, o enduro de regularidade, conta pontos com o controle do tempo, direção, e metros percorridos em trilhas espalhadas pelas propriedades rurais. Uma excelente aventura em contato com a natureza. Confira as fotos!