Dois pescadores viveram momentos de tensão no rio Tietê, em Borborema (90 quilômetros de Bauru). Eles caíram na água após o barco em que estavam bater contra a boia de sinalização dos navios e permaneceram cerca de 12 horas à deriva. Ambos foram resgatados e passam bem.
“Só estão vivos por causa dos coletes salva-vidas”, avaliou o comandante da Base Comunitária do Corpo de Bombeiros no município, cabo Emilson Donizete Pereira. Há pouco mais de um mês, uma embarcação com três pessoas da mesma família virou no rio. Na ocasião, pai e filho, que não usavam equipamentos de segurança, morreram (leia abaixo).
O acidente ocorreu no início da noite de segunda-feira (13), próximo à prainha da Juqueta. De acordo com Pereira, a equipe recebeu ligação durante a madrugada informando que os homens saíram para pescar à tarde e ainda não haviam retornado.
“Esperamos amanhecer e, quando nos preparávamos para iniciar as buscas, por volta das 6h30, os dois já tinham sido resgatados por outros pescadores”, contou. As vítimas relataram aos bombeiros que estava escuro quando voltavam da pescaria e, por isso, não perceberam o obstáculo.
Com o impacto da batida, os dois foram lançados ao rio e a embarcação, de pequeno porte, continuou o curso em marcha reta. Um dos pescadores se agarrou a um pedaço de tronco, para não ser arrastado pela correnteza.
Já o outro rapaz conseguiu nadar até a outra margem do rio, onde permaneceu à espera do resgate. “Passaram a noite nessas condições”, observou o comandante da base dos bombeiros em Borborema.
Hipotermia
Foram 12 horas do horário do acidente até o resgate dos pescadores. Durante todo esse tempo, um deles, mesmo com o colete salva-vidas, optou por ficar na água, seguro ao tronco de árvore.
Ele foi levado de ambulância até o pronto-socorro local com início de hipotermia. “Reclamou que estava com frio. No entanto, foi examinado e liberado em seguida”, contou Pereira. Já o outro homem dispensou atendimento médico. O barco deles foi recuperado.
Tragédia em família
No início do mês passado, o JC divulgou um acidente no rio Tietê, também em Borborema, que resultou na morte de pai e filho: Vladimir Teodoro, de 49 anos, e Vladimir Júnior, de 13. O filho mais velho de Vladimir, de 26 anos, também estava na embarcação e conseguiu se salvar.
De acordo com informações prestadas pelos bombeiros na época à reportagem, nenhum dos três usava colete salva-vidas. Eles navegavam em uma embarcação de pequeno porte, próximo à prainha da Juqueta, quando, por motivos a serem esclarecidos, o barco virou, derrubando a família na água. Existe a suspeita de um tronco ter causado o acidente.
Pai e filho mais novo teriam sido arremessados com o impacto da batida e, em seguida, afundaram na água, enquanto o irmão mais velho ficou à deriva até ser resgatado por outro barco.
JcNet