A jaguatirica que foi encontrada no quintal de uma casa na avenida Joaquim da Siva Marta, em Bauru (SP), na manhã desta quarta-feira (15), teria chegado até o local de carona no capô de um carro, segundo um morador. O pedreiro Walter Galdo, que mora no Núcleo Residencial Presidente Geisel, a 5 quilômetros do local onde o felino foi capturado, disse que o animal deixou marcas de unha e pelo no motor do veículo.
“Eu escutei um barulho de madrugada, mas fui ver e não tinha nada. Ela entrou durante a noite e eu vim pra cá trabalhar. Quando cheguei aqui ela desceu do carro e subiu na árvore”, conta.
Os bombeiros foram chamados e pediram o apoio de funcionários do zoológico para dar um tranquilizante ao animal. Eles cercaram a casa e usaram redes para impedir a fuga do animal, segundo o tenente bombeiros Victor Felix Tozi Bonfim. “O risco é que o animal estava acuado. Então a gente isolada, deixa as pessoas afastadas. O animal fica mais tranquilo para que a pessoa que for sedá-la possa fazer o trabalho.”
A captura da jaguatirica demorou cerca de uma hora e meia. Segundo o diretor do zoológico de Bauru, Luís Pires, o animal está vai passar por análise clínica para ver se pode ser solto no habitat natural. “É uma jaguatirica macho adulto, com peso entre 12 a 15 quilos, aparentemente está mito bem, com o pelame muito bonito”, afirma.
A direção do zoológico de Bauru informou no fim da tarde que o animal está saudável e pronto para volta a viver na natureza, mas a soltura depende de uma autorização da secretaria estadual do meio ambiente, que deve definir também o local onde ele será solto.
G1