Ibitinga, Sexta, 19 de Abril de 2024
Câmara vota dispensa do emplacamento de tratores agrícolas

Durante votação realizada no último dia 23, os deputados federais aprovaram a medida provisória - MP 673 -, que garante o fim do emplacamento de tratores e máquinas agrícolas. Para o deputado federal Valdir Colatto (PMDB/SC), autor de emendas ao texto da MP, a aprovação da medida é uma conquista de toda a população, já que quando o governo busca formas de onerar o setor produtivo, acaba afetando todos os demais setores.

  Conforme o texto aprovado, o maquinário agrícola fica livre do pagamento de licenciamento, seguro obrigatório, e outros encargos. Os proprietários deverão realizar somente um registro providenciado sem custos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, acessível ao sistema nacional de trânsito. A nova exigência de registro valerá apenas para os maquinários produzidos a partir de 1º de janeiro de 2016.

 Uma das preocupações apontadas pelo deputado Colatto foi a inclusão de emenda que inclui dispositivo para estender a jornada máxima de 12 horas do motorista profissional aos operadores de veículos destinados a puxar ou a arrastar maquinaria agrícola ou de trabalhos de construção ou pavimentação, além dos operadores de tratores e colheitadeiras. "Por meio de acordo, garantimos que o trabalhador rural não será equiparado às leis estabelecidas para os caminhoneiros, o que seria um equívoco".

Tramitação

  O texto aprovado segue agora para o Senado e caso não sofra modificações, poderá ser sancionado pela presidência da República. Colatto alerta ainda que existe a possibilidade de vetos a matéria, já que o compromisso do governo com o setor era somente para o texto-base da MP. O prazo final para tramitação no Congresso encerra no dia 14 de agosto.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546