Ibitinga, Domingo, 12 de Janeiro de 2025
De Ibitinga para o mundo
Cezar ?Mutante? Ferreira, sempre foi em busca de um sonho: ser lutador profissional. Deixou Ibitinga para o mundo e agora luta na categoria profissional do MMA. Em julho irá lutar em La

     Sempre muito dedicado ao esporte de lutas marciais, Cezar Ferreira, mais conhecido como “Mutante”, deixou Ibitinga e já conheceu diversos lugares e está agora atuando na elite mundial do esporte que mais se dedica: o MMA (Mixed Martial Arts, ou Artes Marciais Misturadas). Esta semana Cezar esteve em Ibitinga e treinou com ibitinguenses, além de contar um pouco de sua história.

    Cezar é filho de Sinval Nunes Ferreira, de 59 anos. Cezar não trilhou os mesmos passos do pai, que foi campeão de rodeio em Barretos, mas desde cedo foi muito dedicado e esforçado ao esporte. “Sempre o Cezar foi muito educado, muito prestativo, e muito dedicado também. O caderno dele tinha muitas imagens de luta, mesmo sendo muito inteligente ele sempre sonhou com isso. Ele comentava que iria atrás do seu sonho”, comenta Cristina Arantes, a ex-professora do lutador, que naquele tempo lecionava na escola da vila Maria. Cezar começou a treinar capoeira aos seis anos de idade. Ele sempre teve a sua meta estabelecida. Depois de conhecer muitos lugares e diversos atletas profissionais, ele irá lutar em Las Vegas em julho deste ano. Além de contar com o apoio da esposa Polyana e da filha Yara de 3 anos, ele tem como treinador um dos mais famosos do mundo: Vitor Belfort. Em entrevista ao canal R7 de notícias, Belfort que atualmente mora em Las Vegas foi questionado sobre a sua experiência e relação com o ibitinguense. Victor foi só elogios para com Cezar e ainda, declarou que o atleta está pronto para estrear no UFC (Ultimate Fighting Championship), o estágio máximo do esporte.

       Tudo começou em 2003, quando Cezar tinha 18 anos e mudou-se para Belo Horizonte em busca do seu sonho. Foi sozinho, deixando o trabalho de atendente da conveniência do posto de gasolina América, onde trabalhava. Do antigo emprego ele conta que recebeu muito incentivo. “O dono do posto me apoiou muito, ele me incentivou para eu ir a busca do meu sonho, e eu fui”, comenta Cezar. Na nova cidade, através de um amigo de academia de Jiu Jitsu, ele conheceu o atleta Vitor Belfort, que por coincidência, tinha deixado o Rio de Janeiro em busca de uma nova fase de treinos. Depois de conhecer Belfort, Mutante foi convidado para treinar junto, em uma das melhores academias do esporte no Brasil, a Cia Atlética. Lá Mutante recebeu patrocínio, treinos ajuda técnica e ganhou experiência, além de ser cada vez mais convidado a acompanhar Berfort nas melhores lutas do país e do mundo.

   Em 2006 foi vice-campeão da Extreme Faith Champion, no Rio de Janeiro, isso logo em sua estréia. Porém uma contusão no ombro, que precisou ser colocado quatro parafusos, deixou um ano longe dos treinos. Em 2009 voltou ao tatame, e competiu no seleto evento Pittet Combat, Neste evento Mutante venceu atletas de alto nível como Felipe Arineli (2º round) e Cassiano Tyschyo (por nocaute no 2ª round). Depois das vitórias, Cezar foi treinar em Las Vegas, na melhor Academia dos Estados Unidos, a Extreme Couture, do atleta Randy Couture, uma lenda no esporte. Randy também é ator, e participou do filme do Silvester Stallone que foi gravado no Brasil. “Os mercenários”.

     A última luta de Mutante foi em Denver, no estado americano do Colorado, no dia 16 de abril. Cezar Mutante entrou para a história. No evento Ring of Fire, um dos melhores do estado, Mutante nocauteou Chau Sims, em um tempo recorde, apenas 13 segundos, um dos dez mais rápidos tempos de nocaute da história do MMA.Detalhe: Chau Sims é idolatrado no Colorado.

  Atualmente Mutante está na categoria 185 libras, o equivalente a 83, 9 kg no Brasil. Agora o ibitinguense irá para Las Vegas se preparar para a luta, que irá aconteceu no MMA Exploder. A estreia para o UFC está prevista para agosto, na Filadélfia. Mutante irá lutar na elite do esporte, onde atualmente lutam Anderson Silva (o Aranha), Vitor Belfort, Randy Couture, Minotauro, entre outros. O UFC concentra modalidades de lutas como Jui Jitsu, Capoeira, Box, Wrestling (luta Greco Romana), entre outras.

     Em Ibitinga, Cezar acredita que existem várias potencialidades. “Existem grandes talentos em vários esportes, como no futebol, boxe, capoeira, etc, mas o que falta para eles é apoio. Aqui tem grandes empresas que poderiam dispor uma ajuda para os atletas disputarem a nível internacional e nacional, mas faltam recursos”, comenta Cezar Ferreira. Para o professor de King Boxing Márcio Ricardo Franco, da academia Warrios, agora Ibitinga está melhorando. “Ibitinga está melhor de que outros tempos. Das cidades de todo o estado de São Paulo, apenas Ibitinga e Bauru, participaram de todas as provas que houve este ano. Isso é inédito para o esporte da cidade”, comenta o professor que recebe apoio da prefeitura para transportes e apoio de algumas empresas.

    Ibitinga ainda tem outros talentos como Claisson Barbieri, lutador de MMA. Outro grande ícone do esporte é o cubano, enraizado em Ibitinga, Raul Castro Dias, que fazia parte da seleção cubana de judô, e ajuda nos treinos dos Ibitinguenses. “O boxe de Ibitinga melhorou 90% de dois anos para cá”, comenta Raul sobre a qualidade técnica dos ibitinguenses. Para Ibitinga só resta esperar para novos “Mutantes” surgirem na Capital Nacional do Bordado.

    Na foto Vitor Belfort e Cezae Mutante

 

Veja também a matéria no jornal impresso

http://www.youblisher.com/p/132072-Folha-de-Ibitinga-Edicao-81-21-05-2011/

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2025 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546