Ibitinga, Domingo, 12 de Janeiro de 2025
Oeste derruba a Ponte em Itápolis e é Campeão do Torneio do Interior
Este é o primeiro título do Rubrão na Série A1 do Campeonato Paulista

Por Tiago da Mata

 

   Com um futebol de dar inveja em muito time “grande”, o Oeste mostrou suas garras ao vencer a Ponte Preta em Itápolis, no Estádio dos Amaros, no último sábado (7), na finalíssima do Torneiro do Interior. No primeiro jogo a Ponte havia vencido por 2 a 1 e o time de Itápolis precisava vencer em casa por dois gols de diferença para faturar o Torneio, e vez isso muito bem. O Oeste jogou os 90 minutos pressionando a Ponte, chutou duas bolas na trave e obrigou o goleiro da Ponte a fazer pelo menos quatro defesas difíceis.

   Essa é a primeira vez que o Oeste conquista o Título do Interior, no ano passado, chegou a semifinal, mas perdeu para a equipe do São Caetano. Já a Ponte, perdeu a chance de conquistar o bicampeonato do Interior, já que em 2009 conquistou o troféu ao vencer o então Grêmio Barueri na decisão.

    Além do título, o Rubrão também ficou com o prêmio da Federação Paulista de Futebol (FPF). O campeão leva R$ 250 mil, enquanto o vice tem direito a R$ 100 mil.

 

Primeiro Tempo: Rubrão vai para cima da Ponte.

   O primeiro tempo começou animado, com o jogo bem corrido e disputas acirradas. O Oeste precisando da vitória foi para da Ponte e logo no primeiro minuto, quase abriu o marcador. Fernandinho cobrou uma falta na medida para Paulo Miranda desviar de cabeça. Bruno estava atento e saltou para fazer uma defesa espetacular. A bola ainda beijou a trave antes de sair pela linha de fundo.

   A resposta da Macaca veio na sequência. Rômulo dominou dentro da pequena área e rolou para Válber bater de primeira e Fábio salvou com os pés. Aos oito minutos, o Oeste vez novamente o goleiro pontepretano trabalhar. Fernandinho arriscou de longe e acertou um forte chute, que Bruno defendeu. Na sequência, Anselmo Ramon tocou de cabeça para Roger, que bateu de primeira e por muito pouco não abriu o placar.

   Aos 23 minutos, em um contra-ataque, Anselmo Ramon deu um belíssimo passe para Roger, que invadiu a área e soltou uma bomba. A bola bateu nas duas traves e sobrou para Anselmo Ramon, que bateu para mais uma boa defesa de Bruno. Alguns minutos depois, Dedê bateu cruzado e ninguém desviou. A bola sobrou para o zagueiro Rafael Caldeira, que chutou para o gol, mas o goleiro pontepretano espalmou mais uma vez pela linha de fundo.

   Nos minutos finais o jogo caiu um pouco de produção e os times diminuíram o rítimo. A Ponte Preta, preocupada com os ataques do Oeste, recuou um pouco e passou a apostar nos contra-ataques. Na última oportunidade, Márcio Passos bateu rasteiro e Bruno deu rebote. Quase que Anselmo Ramon chegou para concluir. Apesar do empenho de ambos os times, o jogo foi para o intervalo com 0 a 0 no placar.

 

Segundo Tempo: Anselmo Ramon demoli a Ponte.

   Na volta do intervalo o time da casa veio ainda com mais força e antes do relógio marcar um minuto o Rubrão já estava assustando. Roger bateu de longe e Bruno, todo atrapalhado mandou para escanteio.

   Aos dois minutos porem, veio o tão procurado gol. Falta para o Oeste. Paulo Miranda cobrou por cima da barreira e o goleiro da Ponte fez boa defesa, mas no rebote, Anselmo Ramon teve apenas o trabalho de empurrar para o fundo das redes. Alguns minutos depois, a zaga da Ponte afastou mal e Adriano Alves bateu para mais uma boa defesa de Bruno. A resposta do time de Campinas veio aos 15 minutos. Tiago Luís deixou dois para trás e bateu com força, por cima do gol. Depois, o volante Josimar arriscou de longe e Fábio fez a defesa.

   O Rubrão chegou ao segundo gol, com um lindo lance de Anselmo Ramon aos 23 minutos. Ele driblou Leandro Silva, deixou para trás Mancuso, que deu um ponta pé na tentativa de derrubar o atacante, abriu no meio de dois e bateu firme da entrada da área para ampliar o marcador.

   Cinco minutos depois, a Ponte, precisando de um gol para levar a decisão para os pênaltis, voltou a assustar. Ricardo Jesus rolou para Eduardo Arroz que chegou batendo de primeira, mas Fábio estava atento e fez boa defesa. Na sequência, o Rubrão perdeu uma grande chance de definir a partida. Em um contra-ataque em velocidade, Anselmo Ramon deu uma grande assistência para Roger, que dominou, escolheu o canto e bateu tirando do goleiro. Mas por milagre, Bruno, com as pontas dos dedos, mandou pela linha de fundo.

   Aos 38 minutos, por um desentendimento, os dois times tiveram jogadores expulsos. Roger pelo Oeste e Guilherme pela Ponte Preta. Em um dos últimos lances de perigo, Leandro Silva recuou mal para o goleiro e a bola sobrou livre para Reinaldo, que passou por Bruno e bateu para o gol já quase sem ângulo e a bola acabou acertando a trave.

  Quando a partida já se encaminhava para os minutos finais, e a torcida já deixava escapar o grito de “É campeão”, o Oeste marcou mais um e derrubou o último tijolinho da Ponte. Em uma rouba de bola, Fernandinho, recebeu grande passe na área, ergueu a cabeça e bateu colocado, no ângulo, para fechar o placar e “incendiar” a torcida.

 

Após a partida. Festa, Emoção e Comemoração.

   Após a partida Anselmo Ramon não conseguiu esconder a emoção.

   "É uma emoção muito grande. Vamos comemorar, é o primeiro título na minha carreira e agora é só comemorar. Vamos festejar sem ter hora para acabar. Estou muito emocionado e feliz por tudo que está acontecendo na minha carreira", afirmou Anselmo.

   Um dos jogadores mais experientes do atual elenco, o goleiro Fábio fez questão de elogiar todo o trabalho realizado pelo técnico Luís Carlos Martins e a diretoria do Oeste. Além disso, ele também ressaltou a importância de conquistar um título.

   "É um título muito importante para nós jogadores, para a cidade e todos que trabalharam para atingirmos esse objetivo. A diretoria e o técnico Luís Carlos Martins estão de parabéns pelo trabalho realizado. Tem pessoas que falam que não é importante, mas todo título é importante", comentou o goleiro Fábio, que vai defender o Criciúma na Série B do Campeonato Brasileiro.

   Já o técnico Luís Carlos Martins está com o seu futuro indefinidos, pois tem contrato com o time rubronegro até o final do Estadual e não sabe se vai continuar para a disputa da Série D.

   "Tenho compromisso com o Oeste até o final do Estadual e meu compromisso profissionalmente com o Oeste acabou hoje. Vou para casa, dar uma descansada e deixar o futuro nas mãos de Deus. Hoje precisávamos ganhar e conseguimos realizar uma forte marcação na Ponte Preta", afirmou Luís Carlos Martins.

 

 

Ficha Técnica: Oeste 3 x 0 Ponte Preta

 

Local: Estádio dos Amaros, em Itápolis-SP
Árbitro: José Claudio Rocha Filho
Assistentes: Mário Nogueira da Cruz e Mauro André de Freitas
Cartões Amarelos: Fernandinho, Anselmo Ramon, Márcio Passos e Rafael Caldeira (Oeste); Xaves, Leandro Silva, Wellington e Ferron (Ponte Preta)
Cartões Vermelhos: Roger (Oeste); Guilherme (Ponte Preta)
Gols: Anselmo Ramon aos 2’/2T e aos 23’/2T e Fernandinho aos 47’/2T (Oeste)

 

Oeste
Fábio; Rafael Caldeira (Reinaldo, 22'/2ºT), Cris e Paulo Miranda; Dedê, Márcio Passos, Adriano, Roger e Fernandinho; Anselmo Ramón e Mazinho (Alex Willian, 48'/2°T). Técnico: Luiz Carlos Martins

 

Ponte Preta
Bruno; Guilherme, Ferron, Leandro Silva e João Paulo; Josimar, Xaves (Mancuso, intervalo), Válber e Renatinho (Ricardo Jesus, 26'/2ºT); Tiago Luís e Rômulo (Eduardo Arroz, 29'/1ºT). Técnico: Gilson Kleina.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2025 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546