No dia 02 deste mês, o Corpo de Bombeiros de Ibitinga completou 15 anos de atividades. O primeiro comandante da corporação de Ibitinga foi o 2º Tenente PM Paulo Soares Barbosa, que hoje está apo-sentado.
“Na época o nosso turno era de 24 por 48 horas, diferente de hoje que é 12 horas de trabalho e 36 de folga”, lembrou Laércio José Marcelino, Bombeiro Municipal que passou a primeira noite de plantão na corporação, junto com o colega de profissão, Luis Antônio Barela. “A primeira ocorrência que teve na nossa base foi uma pesquisa de objeto, nas águas do rio Jacaré Guaçu”, comentou Barela, sobre as buscas que fizeram noite a dentro na primeira ocorrência que os bombeiros atenderam no município. “Na época a população ligava na Base para saber se era verdade”, comentou Marcelino, que até hoje trabalha junto com o amigo Barela.
Entre a instalação da Base do Corpo de Bombeiros, na época da administração Rosevelt de Rosa, até hoje, muita coisa mudou em estrutura e equipamento da corporação. As últimas aquisições de equipamentos, feitas pela administração do prefeito Florisvaldo, foram em abril, com a aquisição de equipamentos de salvamento em enchentes. Em 2014, o Governo Estadual doou para Ibitinga um caminhão Auto Bomba, e a prefeitura doou uma viatura de veículo leve (caminhoneta). Atualmente, 30 bombeiros completam o efetivo, junto com 01 caminhão Auto Tanque (doado pelo estado em 2012), 01 caminhão Auto Bomba, 01 Ambulância, e 02 viaturas leves.