O 4º Batalhão de Polícia Ambiental realizou entre os dias 03 e 08 de agosto, a Operação Tríade II, O objetivo da operação foi o incremento da fiscalização de transporte de madeiras e de focos de queimadas e incêndios florestais, de atos de caça e de pós caça além das atividades habituais do policiamento ambiental.
No período de estiagem os atos de caça são potencializados, pois os caçadores são favorecidos pelo encaixotamento dos mananciais em suas calhas, e ainda que, usualmente, o caçador tem por hábito guardar em sua residência os produtos e subprodutos auferidos das atividades de caça, bem como seu armamento, portanto, a fiscalização dos atos pós caça igualmente devem ser objeto de atenção por parte do policiamento ambiental.
Até o presente momento, foram apreendidas 23 armas de fogo, destas 15 no município de Palmeira D’Oeste, 03 em Catanduva e 05 em Ibirá, entre espingardas cartucheiras, carabinas, garruchas e revólveres de diversos calibres, e 196 cartuchos de diversos calibres (12, 22, 28, 36, 38, 44, 45, 380 e 765).
Os Policiais Ambientais conduziram 10 pessoas à Delegacia de Polícia, sendo que destas, 04 pessoas foram presas em flagrante delito por posse/porte ilegal de arma de fogo, 01 permaneceu sob custódia da Justiça por posse de munição de uso restrito (calibre 45).
Foram apreendidos 10 Kg de carne de animal silvestre (capivara e jacaré), farto material para recarga de munição (espoletas, chumbo, pólvora etc..), carregador e socador de madeira, 04 fisgas de metal, 03 redes de nylon de emalhar, pios de caça, 02 papagaios e 01 gaiola.