Ibitinga, Sexta, 19 de Abril de 2024
Chile: ex-morador de Borborema descreve o susto do terremoto
Na última quarta-feira (16), um terremoto de magnitude 8,3 provocou destruição na cidade

“Estava no meu apartamento, que fica no 10º andar,com minha namorada, quando começou a balançar tudo. Achei que seria mais um tremor de curta duração como estou acostumado. Pensei que passaria rápido, mas, ao invés disso, foi aumentando. Tanto que chegou num ponto que descemos pelas escadas correndo e fomos para a rua”, contou o brasileiro Caio Zentil, que é natural de Borborema. Ele trabalha como consultor de TI em Santiago no Chile, onde vive há cerca de 4 anos. 

“Confesso que já tenho um de excesso de confiança. Achei que fosse mais um tremor e só. Mas como minha namorada é chilena e também não sente mais medo desses abalos sísmicos,  quando percebi que ela estava assustada, vi que o melhor era correr mesmo e sair logo de dentro do prédio”, disse.  

Foram cerca de três minutos de medo generalizado, quando um forte terremoto de magnitude 8,3 atingiu o Chile no início da noite desta quarta-feira (16), as áreas mais atingidas foram regiões costeiras. Ao menos oito pessoas morreram, de acordo com os números divulgados até o momento. 

Reprodução Facebook
O ex-morador de Borborema, Caio Zentil, vive em Santiago há 4 anos e disse que nunca havia vivenciado um terremoto tão forte no Chile 

Ainda de acordo com o brasileiro, após o forte terremoto, ainda houve outros tremores de menor intensidade durante toda a madrugada e continuaram na manhã desta quinta-feira (17). Ele relatou que poucos minutos antes de gravar a entrevista havia sentido outro de intensidade fraca.

“Tem uns que são até imperceptíveis, ao todo, acho que depois do terremoto senti que voltou a tremer pelo menos outras 10 vezes. Mas pela televisão, autoridades disseram que houveram mais de 100 réplicas depois do terremoto com duração de segundos”. 

O brasileiro reside no bairro de Nuñoa, onde não houve nenhum registro grave e ninguém ficou ferido. “As pessoas estavam todas nas ruas com bastante medo e inseguras de voltar para dentro das casas, porque não sabíamos quando realmente passaria”. 

Apesar do clima de pânico generalizado, o brasileiro disse que nenhum serviço de telefonia ou energia elétrica foi interrompido. “O mais incrível, é que apesar de todo o forte impacto do terremoto, tudo funcionou em Santiago. Tivemos apenas problemas de congestionamento nas linhas telefônicas, porque todos queriam dar notícias aos familiares”. 

Para facilitar a vida de quem mora nas regiões atingidas pelo terremoto, o facebook criou um botão que mostra que o usuária da rede social está em segurança. Dessa forma, os amigos e familiares conseguem ficar mais tranquilos. 

"Hoje aqui em Santiago estamos às vésperas de um feriado de Festas Pátrias, a cidade está pouco movimentada essa semana. Apesar do susto, não penso em voltar a morar no Brasil. Há coisas piores que terremoto. Mas nem todos reagem assim, encontrei com uma senhora cubana que estava em pânico, querendo sair logo do País,” revelou.

Intensidade
O Serviço Geológico dos EUA informou que o terremoto teve magnitude de 7,9, mas rapidamente corrigiu para 8 3.

Autoridades dos EUA disseram que o tremor ocorreu no oceano Pacífico, às 19h54 e o epicentro foi cerca de 280 quilômetros ao norte de Santiago e a 55 quilômetros da cidade de Illapel, a 25 quilômetros de profundidade.

 

JCnet

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546