Na quarta-feira (26), a Secretaria Estadual de Educação divulgou uma lista com 94 escolas em 35 municípios do estado que serão 'reorganizadas', ou seja, serão fechadas e seus prédios cedidos para outras instituições ou para as prefeituras. Em Ibitinga a escola Profª Iracema de Oliveira Carlos será extinta, e o prédio entregue para a prefeitura ou para o Centro Paula Souza, segundo nota divulgada pela secretaria, no site da autarquia do Governo Geraldo Alckmin (PSDB).
“Pra nós, até o momento não veio nenhum comunicado”, afirmou a diretora da ETEC de Ibitinga, Marinete Ap. Assêncio da Silva. Segundo ela, no último ano, o Governo Estadual gastou no prédio da ETEC R$ 800 mil em reformas, o que acentuou a surpresa na direção do Centro Paula Souza de Ibitinga.
O prefeito Florisvaldo Fiorentino (PSDB) já se posicionou contra o fechamento da escola, em entrevista para este veículo no dia 02 deste mês, no mesmo dia que milhares de alunos saíram nas ruas da cidade contra o fechamento da escola. Segundo o governo estadual, a ideia é separar alunos por ciclos.
Cerca de 800 alunos da escola Iracema já deverão ser remanejados para outras escolas no próximo ano. No estado, a medida afeta 311 mil alunos que terão que mudar de escola, afetando também a mudança de 74 mil professores, já que além das 94 escolas, outras 1.464 estarão envolvidas na reconfiguração.
Uma reunião com os diretores das escolas de Ibitinga e a Dirigente da Delegacia de Ensino de Taquaritinga ocorreu na quinta-feira 29, mas até o fechamento desta edição, ninguém foi encontrado para comentar o assunto.