A 'Capital Nacional do Bordado' também tem se destacado no estado de São Paulo na prática esportiva. Ibitinga conta desde 2013 com um grupo de Airsoft. O esporte de ação muito difundido no mundo, simula situações de combate com réplicas de armas. Para isso utiliza armas de pressão que disparam bolinhas de plástico (bbs) de 6 mm de diâmetro. As bbs são rígidas e sem tinta, por isso a honra dos jogadores é fundamental para o desenvolvimento do esporte, já que ele deverá acusar que foi atingido e sair do jogo, que geralmente acontecem em ambientes que simulam exercícios militares, em mata fechada ou lugares simulares aos combates de guerras.
O grupo de Ibitinga denominado como Gr.A.I, conta com 30 integrantes e tem se destacado diante de outros clubes do estado devido a grande união e honra dos integrantes, “Somos uma família!”, explicou Inara Stocco, uma da mulheres integrantes do grupo. O 'time' de jogadores de Ibitinga tem participado em operações em toda a região, criando assim uma integração com os outros grupos e popularizando ainda mais o esporte. Em Ibitinga o treinamento ocorre em lugares devidamente apropriados para a prática.
A prática do airsoft surgiu em Ibitinga com o interesse de 5 amigos (Carlos Eduardo Buscariollo, Dionatam Franco, Willian Delfuente, Xim Nakamura e Luís Carlos Silva). No início, segundo a assessoria do grupo, era só uma brincadeira, que com o passar do tempo surgiram mais pessoas interessadas pelo esporte, e que todos, decidiram formalizar e criar um grupo. O Gr.A.I surgiu em 01/10/13, tendo como administradores Carlos Eduardo, Dionatam Franco e Luís Carlos. Hoje a administração é formada por Diego Rocha, Dionatam e Luís.
Tiros com armas
O Airsoft é um esporte. As armas são réplicas exatas de armas de fogo reais, porém, seu mecanismo interno em nada se assemelha com as mesmas, sendo impossível qualquer conversão das armas de airsoft para o uso com munição real. No Brasil o airsoft é regulamentado pelo Exército Brasileiro e a ponta laranja é exigida em todos os equipamentos para diferenciar uma arma réplica com uma arma real.
O pilar principal do airsoft é a honestidade dos jogadores, fundamental para o desenvolvimento do esporte e sua popularização pelo mundo. Sem ela, o airsoft não sobrevive. Para conhecer ainda mais a história do grupo ibitinguense e acompanhar as ações do grupo, visitem a página ‘grupoair softdeibitinga’, no Facebook.