Ibitinga, Quarta, 24 de Abril de 2024
Sindicato Rural encerra 1º trimestre com sete cursos realizados
A parceria entre a entidade, e Senar-SP e o Sebrae-SP beneficiou quase cem pessoas em Ibitinga, Tabatinga e Cambaratiba

 

Nos três primeiros meses do ano, o Sindicato Rural de Ibitinga e extensão de base em Tabatinga (SR), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de São Paulo (Senar-SP) e também com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de São Paulo (Sebrae-SP), promoveu a realização de sete cursos que levaram informação e conhecimento teórico e prático, gratuitamente, para a população e, principalmente, a comunidade rural.

  Quatro deles aconteceram na sede da entidade, em Ibitinga: Operação e Manutenção de Tratores Agrícolas; Manutenção de Colhedora Automotriz de cana-de-açúcar; Doma Racional e Operação de Tratores Agrícolas com arado de discos. Outros dois foram promovidos em Tabatinga: Hidroponia e Como Vender para o Governo. E um foi realizado em Cambaratiba, o de Artesanato em Bambu.

  Ao todo, os cursos beneficiaram 90 participantes, que puderam adquirir conhecimentos específicos nas áreas de seu interesse. O curso de Doma Racional de Equídeos, por exemplo, realizado entre os dias 07 e 11 de março e ministrado pelo instrutor Altemar Venâncio, ensinou o preparo do animal para o treinamento de rédeas, flexionamento, trabalho em círculos, recuo, mudança de direção em 180 graus, giro de 360 graus, esbarro, exercício de troca de mãos e adaptação ao trabalho. Para os participantes Daniel Lúcio Pereira Derício e Alexandre Spinola, esta foi uma oportunidade muito bem aproveitada de aprender novas técnicas.

  No curso de Manutenção de Colhedora Automotriz de cana-de-açúcar, realizado nos dias 05, 06, 12 e 13 de março, pelo instrutor Reinaldo Alves Junqueira, os participantes participa-ram de aulas teóricas e práticas para a manutenção da máquina, começando pelo motor e a parte industrial, ou seja, a automotriz, corte de base, corte de fação picador, filtro de ar, níveis de óleo, troca de óleo do motor, troca de óleo da caixa de quatro furos, redutor final, como esticar a esteira, lubrificação, bateria, entre outros. José Renato da Silva e Scarlet Barbosa Raimundo relataram o benefício das aulas práticas, onde puderam aplicar e assimilar a teoria apresentada.

  Para o próximo trimestre, outros seis cursos estão programados para acontecer, alguns deles já com interessados inscritos. Em Ibitinga acontecem os de Equideocultura: aplicação de medicamentos e vacinas; Operação de Tratores Agrícolas: conservação de solo e Operação de Tratores Agrícolas com Grade de Discos. Em Tabatinga serão desenvolvidos com apoio do Sebrae-SP, os treinamentos Canais de Distribuição e Organização de vendas Conjuntas e, em Cambaratiba, os interessados poderão aprender sobre Processamento Artesanal de Carne Suína.

 

Programas especiais

  Além dos cursos rápidos, o Sindicato Rural também realiza, em parceria com o Senar-SP, os programas de aprendizagem contínua Turismo Ru-ral, que acontece em Ibitinga, com 20 participantes, e promove atividades práticas e teóricas sobre a temática e as possibilidades em torno do Turismo Rural; o Jovem Agricultor do Futuro, que está em sua segunda edição em Tabatinga, e conta com 34 integrantes que aprendem diferentes técnicas  de cultivo; além do Feira do Agricultor, também com realização em Tabatinga, programa que está com inscrições abertas, começa agora em maio e terá sete módulos, com objetivo de identificar os produtos rurais na propriedade rural, planejar a produção e prepará-los adequadamente para organização e implantação da Feira do Produtor Rural, respeitando as normas e procedimentos vigentes.

“Nossa parceria com o Senar-SP é forte e duradoura, há mais de 20 anos trabalhamos juntos, trazendo para Ibitinga, Tabatinga e região oportunidades de formação e informação. Há, ainda, a questão de segurança na operação de equipamentos e a realização de serviços que são obrigações legais do empregador, temas que trabalhamos gratuitamente, colaborando também com os órgãos que os exigem. Importante também ressaltar que, além dos cursos oferecidos na programação anual, podemos criar novos, dependendo do número de interessados. O curso de Operador de Motosserra, por exemplo, não existia na grade do Senar-SP e, a pedido do Sindicato, foi criado. Como neste caso, podemos sugerir novos cursos, dependendo da demanda, por isso, convidamos todos a buscarem maiores informações no Sindicato sobre os cursos já ofertados e a fazerem suas sugestões”, conclui o presidente da entidade, Frauzo Sanches.

   Mais informações e inscrições podem ser feitas no Sindicato Rural, pessoalmente ou pelo telefone (16) 3342-2435.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546