Ibitinga, Quinta, 18 de Abril de 2024
Polícia Militar informa redução de furtos de veículos em Ibitinga
Furto e roubo de veículos teve queda de cerca de 40% em Ibitinga. Em contrapartida, furtos em geral aumentaram 15% no primeiro trimestre

  Na terça-feira 24, o comando da Polícia Militar de Ibitinga realizou uma Audiência Pública na Câmara Municipal, onde um balanço do trabalho dos primeiros três meses do ano foi explanado para a população. O comandante Capitão PM Ricardo Domingos Júnior, explicou aos presentes à eficácia operacional da corporação da 5ª Companhia da Polícia Militar de Ibitinga, e apresentou os dados estatísticos da repressão aos crimes no município. O Tenente Coronel PM Ziul Martins Rodrigues, que comanda o 13º Batalhão de Araraquara, que comanda 19 municípios, esteve presente. O prefeito Florisvaldo Fiorentino, a vice, alguns vereadores, e demais líderes da comunidade, também compareceram na audiência.

    “Além de ter uma hidrografia muito vasta, temos também um grande número de rodovias”, explicou o capitão Ricardo, ao expor que Ibitinga está cercada por 7 rios, e 4 rodovias, que é uma das características do município, que deve ser considerada na hora de elaborar ações de prevenção e de emergência. “Priorizar o uso de meios para esse fim, na redução dos índices criminais e da preservação da vida”, comentou o capitão, na sua explanação, sobre uma das missões da PM em prol da comunidade.

Criminalidade

   Na explanação do resumo das atividades criminais de janeiro a março, o Capitão PM Ricardo apresentou dados de aumento nos crimes de furto em 15%. Já nos crimes de roubo (quando é empregado algum tipo de violência ou grau de ameaça do criminoso sob a vítima), Ibitinga não registrou nenhum ato no período.

   Nos casos de furto e roubo de veículos, o trimestre teve queda de 40%, em relação ao mesmo período do ano de 2015. O capitão lembrou que nos casos de crimes contra o patrimônio de veículos, em 60% dos casos de furtos, houve negligência dos proprietários no cuidado do bem, como deixar o veículo aberto nas vias públicas, ou deixar a chave no contato. Morte por homicídio ou latrocínio não houve no período.

Crimes na Área Rural

   O comandante da PM avaliou como positivo as ações em conjunto efetuadas no município para combater a criminalidade, como a integração de forças da Guarda Civil, PM, Polícia Civil, Ministério Público, Poder Judiciário, e sociedade civil organizada. Entre essas ações em conjunto, o capitão Ricardo lembrou do GPS Caipira, que foi instalado este ano na cidade, em uma ação conjunta do Sindicato Rural e Prefeitura. Para o capitão, a ação é bem-vinda na melhoria da comunicação dos crimes, mas lembrou que ainda algumas ações criminosas estão acontecendo na área rural, como furto de animais e de propriedades. Nesta área, como nas outras, o capitão lembrou da importância da ajuda da população em prevenir crimes, como acionar a polícia nos casos suspeitos, ou avisar os vizinhos quando identificar pessoas suspeitas andando nas redondezas.

Audiência

   Em um comunicado no local, a Polícia Militar informou que a próxima Audiência Pública será no dia 23 de agosto. Entre os objetivos estão o estreitamento dos laços com a sociedade, busca de soluções, fortalecimento da prevenção, e criar uma rede de cooperação, entre outros, segundo a PM.

   Para ter acesso a mais informações, ou enviar sugestões, ligue F: 3342-2444.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546