Ibitinga, Terça, 23 de Abril de 2024
Chuva altera nível do Rio Tietê e comportas de hidrelétrica são abertas
Água invadiu avenidas de Barra Bonita e Igaraçu do Tietê (SP). Ponte que liga as duas cidades ficou interditada devido à cheia

A empresa que opera as hidrelétricas no rio informou que teve que aumentar a vazão das barragens devido ao volume de chuva dos últimos dias e que o procedimento é de rotina. O nível da água do rio subiu de três a quatro metros. Por segundo, são 2,2 mi de litros de água que passam pelos vertedouros. Na marina, a água avançou 50 metros da margem.

Avenidas de Barra Bonita e Igaraçu do Tietê ficaram
tomadas pela água (Foto: Giuliano Tamura/TV TEM)

Os moradores do Centro-Oeste Paulista aproveitam o período para registrar a cheia do rio. É o caso do estudante Marcos Eduardo Fornaro. “É uma coisa impressionante. Aí eu resolvi passar por aqui e resolvi tirar as fotos para a internet, porque é uma coisa que a gente nunca vê quase.”

O Departamento Hidroviário do Estado de São Paulo informou que a navegação na hidrovia Tietê-Paraná continua, mas por medida de segurança, as eclusagens dos comboios de carga não estão sendo realizadas.

"Realmente o Centro Turístico nosso está localizado às margens do reservatório da hidrelétrica e logo que a gente detectou esse grande volume de água, a AES Tietê, que é a concessionária de energia nos comunicou e vem comunicando de hora em hora. A prefeitura municipal prontamente já disponibilizou uma equipe que fica de plantão para dar o suporte necessário a toda orla turística, bem como os estabelecimentos comerciais", explica o Secretário de Planejamento Urbano e Obras Públicas de Barra Bonita, Antônio Bestana Neto.

Ponte Campos Salles, que liga Barra Bonita a Igaraçu do Tietê, foi interditada (Foto: TV TEM/Reprodução)Ponte Campos Salles, que liga Barra Bonita a Igaraçu do Tietê, foi interditada (Foto: TV TEM/Reprodução)

 

Força e volume das águas também invadiram avenidas de Barra Bonita e Igaraçu do Tietê (Foto: Giuliano Tamura/TV TEM)Na marina, água avançou 50 metros da margem do rio (Foto: Giuliano Tamura/TV TEM)

 

Volume de água do rio Tietê invadiu área de quiosques  (Foto: Giuliano Tamura/TV TEM)Volume de água do rio Tietê invadiu área de quiosques (Foto: Giuliano Tamura/TV TEM)

G1

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546