Ibitinga, Sábado, 27 de Abril de 2024
Ibitinga já ultrapassa 2 mil casos de dengue em 2016
Número é maior em 305,64%, comparado com os 514 casos registrados no mesmo período em 2015

  A dengue, que é uma doença típica do verão e dos climas mais quentes, continua fazendo vítimas, mesmo no inverno. Só em maio, foram notificados 11 casos e apenas um foi confirmado, mas em abril, 107 casos foram confirmados. Segundo dados do Centro de Vigilância Epidemiológica do estado, ao todo, este ano foram registrados 2.085 casos confirmados de janeiro a maio. No ano passado, de janeiro a junho, foram 514 casos, um aumento de 305,64%. Para se ter ideia, em 2015 o número total de casos registrados foram de 807 pessoas com dengue.

   O mês com maior incidência de casos confirmados este ano foi janeiro, com 771 casos. Com a chegada do inverno o número de casos diminuiu, mas não se tem certeza se cessaram. No mesmo período do ano passado, no mês de junho, foram confirmados 58 casos.

Estado de alerta

   O Ministério da Saúde, divulgou no final do ano passado o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) onde relatou os municípios de todo o país com risco de epidemia e em estado de alerta para o surto da dengue. Ibitinga foi classificada como município em estado de alerta, pois os índices de larvas do mosquito encontradas na cidade foram inferior a 3,9% das residências pesquisadas. Quando são encontradas larvas em 1% das residências, por exemplo, o município é classificado como satisfatório na luta contra a dengue, mas não é o caso de Ibitinga.

O perigo mora em casa

   O maior índice das larvas encontradas em vistorias pelos agentes da Sucem (Superintendência de Controle de Endemias) de Araraquara, que fiscalizaram a cidade no levantamento de dados, foram em residências. Para evitar a dengue, a regra continua a mesma: evite a água parada.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546