No último dia 28 (terça-feira), às 10:00 horas, uma cerimônia com diversas autoridades civis e militares marcou a inauguração da nova sede da 5ª Companhia da Polícia Militar de Ibitinga. O novo endereço da Polícia Militar fica ao lado do Banco Santander, na rua Domingos Robert.
O prefeito Florisvaldo Fiorentino e o presidente da Câmara Municipal, Windson Pinheiro, estiveram presentes na cerimônia acompanhados do vice-presidente da Câmara, Dr. Marcel Pinto da Costa, e os delegados de polícia de Ibitinga, Dr. Carlos Ocon de Oliveira e Dr. Márcio Leandro Moretto. O juiz de Direito e Diretor do Fórum da Comarga de Ibitinga, Dr. Roberto Raineri Simão, também compareceu. Segundo Florisvaldo, o antigo prédio já não atendia as especificações da PM de Ibitinga, há pelo menos 2 anos, quando a corporação passou a ser a 5ª Cia do 13º Batalhão da PM de Araraquara, aumentando o capital humano e a quantidade de equipa-mentos, viatura e demanda de documentos.
Avanço
No uso da palavra, o Coronel PM Humberto Gouvêa Figueiredo, co-mandante do CPI-3 (Comando do Policiamento do Interior) de Ribeirão Preto, elogiou as dependências da nova sede, e parabenizou o município por ter conquistado tal avanço. O mesmo ocorreu com o Tenente Coronel PM Ziul Martins Rodrigues, Comandante do 13º Batalhão da PM de Araraquara, na qual, a 5ª Cia da PM de Ibitinga (que compreende as cidades de Nova Europa, Tabatinga e Borborema), se reporta.
O Prédio
Em Audiência Pública, realizada no último dia 24 de maio, o então na época Capitão PM Ricardo Domingos Júnior, explicou que o novo local atende as especificações da Polícia Militar, que já procurava um novo prédio desde 2014, obtendo sucesso somente este ano, quando foi concluída a obra de revitalização e readequação do local, para atender as necessidades da PM.
A mudança de endereço da base da PM de Ibitinga foi anunciada para a população em maio de 2015, na reunião mensal do CONSEG (Conselho Municipal de Segurança).
O prédio, um dos mais imponentes do município, foi moradia do empreendedor Albino de Baptista nos anos 60, idealizado pelo engenheiro Dr. Ivanil Francischini e pelo construtor Ulisses Ramalho (Chim).