Ibitinga, Quinta, 25 de Abril de 2024
Produtores e alunos do programa Jovem Agricultor do Futuro visitam 23ª Hortitec
Sindicato Rural, em parceria com Senar-SP, levou visitantes para o evento, em Holambra

No dia 23 de junho, o Sindicato Rural de Ibitinga e extensão de base em Tabatinga, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar-SP, levou produtores associados e 29 participantes do programa Jovem Agricultor do Futuro, para visitar a 23ª edição da Hortitec - Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas, a maior mostra de horticultura brasileira, realizada em Holambra, entre 22 e 24 de junho.

  O evento reuniu mais de 30 mil pessoas, que puderam conferir de perto as novidades apresentadas por 450 expositores nacionais e internacionais. Todos os segmentos que formam a cadeia produtiva da horticultura apresentaram novidades: estufas, telas, ferramentas, defensivos, fertilizantes, sementes, mudas, bulbos, substratos, climatização, biotecnologia, etc.

  Para os 'jovens agricultores do futuro', participantes da segunda edição do programa promovido pelo Sindicato Rural em parceria com o Senar-SP, que estão na faixa etária entre 14 e 17 anos, o momento foi inesquecível. “Para muitos deles, essa foi uma oportunidade única de conhecer o que há de mais atual em tecnologia relacionada à produção, tratos culturais, processa-mento e comercialização de hortifruti. Também é uma forma de desenvolver  neles mais interesse pela agricultura e mitigar a impressão do homem do campo como um "caipira sem instrução"”, avaliou o instrutor do programa Moisés Ferreira Gomes.

  Na Hortitec, os visitantes puderam conhecer empresas que desenvolvem tecnologias diversas relativas à agricultura como nutrição, melhora-mento genético e produção de sementes, estimulantes de enraizamento e crescimento, além de defensivos naturais biológicos. Também viram equipamentos de última geração que auxiliam os produtores desde a produção, tratos culturais, processamento e comercialização. “Os alunos puderam conhecer as novidades da plasticultura e do cultivo protegido, além de técnicas de cultivo sem solo (hidroponia). Ficaram bastante admirados com tudo que viram, desde a estrutura do evento, quantidade de empresas atuando no segmento, o número de pessoas que visitam a feira e as oportunidades de negócio e trabalho que o setor gera”, afirmou o instrutor.

  Davi da Silva Martins, 16 anos, achou particularmente interessante o aprendizado sobre as culturas e tecnologias. “Há uma diversidade de culturas e plantas e a recepção e a atenção dos expositores é especial. É muito grande o número de empresas e o volume de negócios nesse segmento de mercado e também há muitas oportunidades de trabalho na área agrícola”, destacou o aluno.

  Thiago de Sá Gonçalves, 17 anos e Maísa dos Santos de Jesus, 15 anos anos, também ficaram impressionados com tudo o que viram. Para Thiago, foi tudo novidade, desde o espaço físico, as flores, as estufas, o número de pessoas e o mercado que gira em torno da agricultura. Ele também se admirou com a presença de estrangeiros. Maísa adorou a visita porque ampliou o seu conhecimento sobre os diversos tipos de flores e as novas técnicas de cultivo convencional e hidropônico. "Só tenho que agradecer pela recepção, pela comida e pela maravilhosa harmonia das flores que enfeitavam o local", destacou.

  O grupo, que participa do programa Jovem Agricultor do Futuro desde 14 de março, deve ainda fazer uma visita ao Campus da UNESP de Jaboticabal. “Lá eles poderão ter contato com o ambiente de uma universidade, suas dependências e setores diversos relacionados à agronomia, veterinária e zootecnia. Também vão visitar as dependências do Colégio Técnico Agropecuário José Bonifácio e uma Feira de Ciências montada pelos alunos do colégio. Tudo isso é muito importante para ir criando referências para eles e motivar para que busquem cada vez mais conhecimento na área agrícola”, enfatizou o instrutor, Moisés Gomes.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546