Ibitinga, Quarta, 24 de Abril de 2024
Fortes geadas prejudicam produtores rurais na região
Frio intenso com registro de geada comprometeu principalmente a safra de banana em Ibitinga e Tabatinga

As temperaturas baixas e fortes geadas registradas nos últimos dias, decorrentes de uma Massa de Ar Polar no Centro-Sul do país, causaram prejuízos para os produtores rurais de Ibitinga, Tabatinga e região. De acordo com o Climatempo, a máxima para os próximos dias será de 29° - previsão para quarta e sexta-feira -, e a mínima de 11°, prevista para este Sábado.

  Segundo o Instituto de Meteorologia de São Paulo – INMET-SP, a temperatura deve permanecer baixa no início e final dos dias e o índice de umidade também permanece baixo até o próximo dia 26 de julho. Na última quinta-feira, dia 21 de julho, um sistema frontal se deslocou no Atlântico, próximo ao litoral, aumentando a nebulosidade na faixa leste, mas este sistema já se deslocou para nordeste. A alta pressão atmosférica ainda inibe a formação de nebulosidade e favorece a baixa umidade do ar em superfície à tarde, por isso, logo que ocorre a ausência do Sol ocorre rápida queda das temperaturas.

  Neste sábado a nebulosidade diminui e o amanhecer no leste do estado ainda estará com temperaturas baixas, mas o sol aparece entre poucas nuvens e a temperatura se eleva rapidamente, assim como cai rapidamente quando o sol desaparece. A partir de domingo as temperaturas se elevam mais significativamente, pois os ventos de norte trazem calor. E, na terça-feira, outro sistema frontal se aproxima do estado e a nebulosidade aumenta no sul e no leste do estado.

 

Prejuízo no campo

  O produtor de banana de Tabatinga, Israel Luiz Quarteiro, afirmou que entre os dias 1° e 18 de julho, houve grande perda com frutos queimados pela geada. Israel relatou que trabalha há seis anos com o plantio de banana e esta foi a primeira vez em que registrou prejuízos por este motivo. “Comecei trabalhando com banana maçã, mas como deu doença nas frutas substitui pela nanica, durante todo este tempo, nunca tivemos prejuízos climáticos assim. Pela primeira vez, perdemos em torno de 20% da produção com a geada e os ventos fortes fizeram com que os produtos perdessem um pouco a qualidade”, destacou o produtor, afirmando, ainda, que o frio interfere na produção e, por isso, provavelmente, dentro de quatro meses estará em falta. Quarteiro apontou, também, que devido ao prejuízo, o produto tem acréscimo para o consumidor, o que dificulta no momento da venda.

  Oswaldo Gomes, produtor de verduras no sítio Santa Lídia, contou que a geada salpicou as folhas, já o proprietário do Sítio São João, o produtor de frutas e hortaliças João Minzoni, perdeu toda sua produção de banana maçã com a forte geada da última segunda-feira, dia 18 de julho.

  A orientação para estes momentos, segundo o técnico agrícola do Sindicato Rural de Ibitinga e extensão de base em Tabatinga, Valdecir Vasconcelos, é estar atento a previsão do tempo, pois quando há possibilidade de geada, é possível agir preventivamente em alguns casos. “A perda da produção está diretamente relacionada ao tempo em que o gelo fica sobre a folha, se foi ou não suficiente para fazer a queimadura. Se você coloca uma pedra de gelo sobre a mão e deixa por trinta segundos, não acontece nada, mas se deixa por uma hora, faz estrago. Nas culturas agrícolas funciona da mesma maneira, então, quando se tem previsão de geada, como na última segunda-feira, por volta das três horas da manhã já é preciso começar a molhar as plantas, para não deixar o gelo acumular sobre elas. Não adianta jogar água depois que o estrago já foi feito. O segredo é, de fato, jogar água e deixar escorrer para não acumular gelo nas folhas. Tivemos o relato de um produtor de alface, que teve a plantação toda coberta de gelo, mas não teve prejuízo algum porque começou a molhar antes”, ensina o técnico agrícola do Sindicato Rural.

 

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546