Ibitinga, Terça, 13 de Novembro de 2018
Recenseadores do IBGE iniciam o reconhecimento de Ibitinga
Serão ao todo 22 mil residências visitadas em quatro meses de trabalho

    04/08/2010-Os agentes recenseadores de Ibitinga, que vão trabalhar no Censo Demográfico 2010, deram esta semana os primeiros passos para começar a reconhecer os locais por onde irão coletar as informações. Segundo o agente responsável pelos dados a serem obtidos em Ibitinga, o agente censitário Amadeu Carminoti Neto, cerca de 22 mil residências irão ser visitadas no município, um trabalho para 56 agentes, que irão questionar a população na área rural e urbana.

   Ao todo serão 96 setores, destes, 75 na área urbana. Segundo Rafael Augusto Oliveira Lima, supervisor de IBGE, os setores podem até ser maiores que alguns bairros, fazendo que cada setor não corresponda necessariamente a um bairro.

        Os agentes começaram suas atividades organizando os polos, reconhecendo ruas e configurando os Personal Digital Assistant (PDA), pequenos computadores de mão que substituirão os velhos formulários de papel, agilizando o atendimento. Este será o primeiro censo digital.

     Neste ano o IBGE vai aplicar dois tipos de questionários: o básico e o de amostra. O básico deverá conter cerca de 16 perguntas que também estarão no formulário de amostra. Entretanto, este segundo será mais complexo, com aproximadamente 81 perguntas e será aplicado para cerca de 10% da população. Os domicílios serão escolhidos aleatoriamente.

     As respostas coletadas irão ajudar a complementar dados que auxiliam nas decisões dos governantes na área da saúde, transportes etc. As informações irão revelar também outros dados, como por exemplo a expectativa de vida de cada região, as imigrações e o ritmo de crescimento de cada parte do país.Com estes resultados atualizados, é até possível solicitar mais recursos para a cidade, caso tenha aumentado o números de habitantes.

      É importante salientar que os recenseadores não exigem documentos que comprovem a veracidade das informações declaradas, como RG ou CPF e também não precisam entrar no interior das residências para entrevistar os moradores.

 

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2018 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546