Ibitinga, Sexta, 26 de Abril de 2024
Sindicato Rural e Sebrae promoveram palestra ?Cenários e Oportunidades?
Evento realizado na entidade auxiliou participantes a desenvolver Planejamento Estratégico

No último dia 23 de agosto, foi realizada na sede do Sindicato Rural em Ibitinga, a primeira Reunião do SEBRAE – Cenários e oportunidades. O evento foi organizado pelo Sindicato Rural, em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo – SE-BRAE-SP. O público-alvo da palestra foram os produtores rurais e artesãos com algum envolvimento nos atrativos turísticos rurais.

    O objetivo geral do encontro foi abordar a melhor forma de desenvolver produtos, serviços e roteiros turísticos no meio rural, para fortalecer a cadeia produtiva na região de Ibitinga, aumentando a competitividade dos empreendimentos. Na palestra, os participantes acompanharam a apresentação do programa, estrutura da oficina, apresentação do histórico do grupo, definição do público alvo do projeto,  definição dos problemas do setor, como determinar o foco estratégico do projeto e definir ações, objetivo geral e as premissas.

   Luiz Felipe Cavallari, consultor do SEBRAE, enfatizou que a importância da reunião foi apresentar aos empreendimentos rurais ferramentas para aumentar seu faturamento, reduzir custos e tornarem-se competitivos no mercado. “Isso pode ocorrer por meio de palestras, cursos, eventos, reuniões, estudos e pesquisas dentre outros”, destacou o representante do SEBRAE, lembrando que já foram realizados três encontros sobre a ferra-menta conhecida como OPP - Oficina de Planejamento Estratégico Participativo. “Essa ferramenta auxilia o grupo envolvido a identificar as principais dificuldades e problemas na sua cadeia produtiva e, a partir dessas informações, propor soluções a serem transformadas em ações e identificar parceiros para sua execução”, explicou Luiz Felipe.

   Marciana Gomes Lopes, uma das proprietárias do Caminho Caipira, participa das reuniões e palestras realizadas no Sindicato Rural, desde o início do ano, e considera os eventos ótimas oportunidades de adquirir conhecimentos e tirar duvidas. “Como empreendedora me ajudou muito, são novos aprendizados que vou poder colocar em prática”, frisou.

    Para o presidente da entidade, Luiz Flávio Pinheiro, a realização de mais este evento, dentro da programação de cursos, palestras e reuniões promovidas no Sindicato Rural, cumpre o objetivo de auxiliar os produtores rurais a fortalecerem e melhorarem seus produtos e sua marca, ter acesso a serviços financeiros e estabelecer parcerias com empresários.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546