Ibitinga, Quinta, 22 de Novembro de 2018
Encontro discute em Brotas com prefeitos a hidrovia Tietê-Paraná
Reunião do Consórcio Intermunicipal Tietê-Paraná (CITP) será nesta sexta-feira, a partir de 14h, no Centro de Estudos do Universo (CEU)

Na próxima sexta-feira (9) será realizado no Centro de Estudos do Universo (CEU), a partir das 14h, em Brotas (100 quilômetros de Bauru), uma reunião de apresentação e orientação para os prefeitos que assumirão mandato em 2017. O evento organizado pelo Consórcio Intermunicipal da Hidrovia Tietê-Paraná (CITP) deve contar com a presença dos atuais e prefeitos eleitos de 40 cidades do Estado de São Paulo, além de autoridades estaduais e palestrantes convidados.

O CITP nasceu na cidade de Jaú, em 1989, por iniciativa do ex-prefeito jauense Sigefredo Grizzo. Entidade que abrange 69 municípios do Estado de São Paulo (31 cidades são membros atualmente), ao longo do vale do Rio Tietê, iniciando-se no município de Salto indo até o município de Ilha Solteira, na foz com o Rio Paraná. "A hidrovia tem um enorme potencial econômico e ambiental, que pode gerar emprego e renda com políticas preservacionistas. Pretendemos trabalhar junto ao governador Geraldo Alckmin, deputados, prefeitos e empresários para que possamos ajudar a desenvolver essa imensa capacidade", explicou.

A hidrovia possui 800 quilômetros de vias navegáveis, dez reservatórios, dez barragens, 23 pontes, 19 estaleiros e 30 terminais intermodais de cargas, nas quais chegam a ser transportadas 6 milhões de toneladas por ano.

O CITP estava sem presidente devido a renúncia do prefeito de Bocaina, José Soave. Em assembleia em outubro foram nomeados para um mandato-tampão o atual prefeito de Brotas, Orlando Pereira Barreto Neto (PSL) para presidir o consórcio e vice-presidente o prefeito de Itapuí, José Eduardo Amantini. Os dois serão apresentados aos prefeitos eleitos.

O secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Laércio Benko, irá discorrer sobre o "Turismo no Vale do Tietê". O geólogo, da Secretaria de Energia e Mineração do Estado de São Paulo, Antonio Camargo Junior  falará sobre "O Futuro da Hidrovia e os Benefícios aos Municípios". Jairo de Almeida Machado Júnior, diretor do Departamento Hidroviário do Estado de São Paulo tratará sobre "Transporte Hidroviário". Aruntho Savastano Neto, responsável pela Diretoria de Controle da Cetesb discorrerá sobre "Gestão de Resíduos Sólidos". Fernando Zuppo, secretário-executivo da Aprecesp (Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo), tratará sobre "O Trabalho da Aprecesp para as Estâncias e Municípios de Interesse". E André Tchernobilsk, engenheiro especialista em resíduos sólidos, encerrá as palestras falando sobre "Custo ou Geração de Valor?".

"A nova diretoria do CITP irá enfatizar uma grande assistência aos municípios. O Consórcio terá técnicos na área de meio ambiente e turismo, além de lutar pelo desenvolvimento da hidrovia, que tem potencial de levar riqueza para todo interior, sem descuidar do meio ambiente. Todos têm muito a ganhar atuando em parceria", resumiu o presidente Du Barreto. Amantini destaca que os municípios vão enfrentar no ano que vem uma legislação mais dura contra os chamados aterros sanitários e destinação dos resíduos sólidos. "O Consórcio pode ser uma solução para ajudar os municípios a buscarem uma solução que sai mais em conta", explicou o prefeito de Itapuí.

SERVIÇO

Reunião do Consórcio Intermunicipal Tietê-Paraná. Data e hora: dia 9 às 14h no Centro de Estudos do Universo (CEU), rua Emílio Dalla Déa Filho, s/nº - Portão 4 no Bairro Campos Elíseos em Brotas.

JCNet

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2018 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546