Ibitinga, Sábado, 27 de Abril de 2024
Sindicato Rural realiza Curso de Processamento Artesanal de Mandioca
Realizado em parceria com o SENAR-SP, curso ensinou técnicas efetivas para a preparação e produção de produtos com mandioca

  Nos dias 03 e 04 de setembro, o Sindicato Rural de Ibitinga e extensão de base em Tabatinga realizou, em parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-SP), o curso de “Processamento Artesanal de Mandioca”. As aulas foram ministradas pela instrutora Maria de Fátima Caetano Prado, na “EMEF Henrique Martinelli”, localizada no Distrito de Cambaratiba.

   Segundo Maria de Fátima, o curso teve por objetivo ensinar técnicas efetivas na preparação de mandioca para o consumo familiar: “Durante a parte teórica do treinamento, os participantes aprenderam detalhadamente, por meio de técnicas artesanais, como transformar a mandioca em sub-produtos e utilizá-los na preparação de receitas para o consumo familiar”, conta a instrutora.

   Os alunos também aprenderam sobre as características, qualidade, colheita, conservação, armazenamento, formas de processamento e higiene do alimento. Diversidade e novidades compuseram a aprendizagem dos participantes. “Eles prepararam sorvete, suco, pão, brigadeiro e bolo de mandioca, tudo com baixo custo”, explicou Maria de Fátima.

   A comerciante Maria Rosa Fernandes Pereira participou e gostou muito do curso. “Foi muito produtivo. A receita que eu achei mais interessante foi a de pão, além de ser simples dá para vender, aliás, todos os produtos podem ser vendidos. Além de aprender como preparar as receitas, descobri os inúmeros benefícios da mandioca, um alimento muito nutritivo”, concluiu a comerciante.

 Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção de mandioca em 2016 alcançou 23,7 milhões de toneladas, o que representa um aumento de 4,2% frente a 2015.

  Originário da América do Sul, saboroso e nutritivo, o alimento pode ser preparado de diferentes maneiras e está entre os produtos mais plantados no Brasil, em suas diferentes variedades. Pesquisa realizada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Instrumentação, aponta o Brasil como o segundo maior produtor, entre 100 países, responsável por 10% de toda produção mundial.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546