Ibitinga, Sábado, 17 de Novembro de 2018
Sindicato Rural e Polícia Militar tratam de projeto ?Vizinhança Solidária
Reunião realizada no dia 13, teve o objetivo de dar continuidade em projeto para aperfeiçoar atuação da Ronda Rural em Ibitinga e Tabatinga

  No último dia 13 de setembro, a diretoria do Sindicato Rural de Ibitinga e extensão de base em Tabatinga, esteve reunida com o Capitão Emerson Vieira Coelho, da 5ª Companhia da Polícia Militar e com alguns produtores rurais, na sede da entidade, para dar continuidade a assuntos referentes à segurança na área rural, entre eles, detalhar um novo projeto denominado “Vizinhança Solidária”.

   Durante o encontro, o Capitão Coelho enfatizou propostas e dicas de segurança para os produtores rurais. “O objetivo da reunião, realizada junto com os produtores rurais, foi estabelecer novos métodos para minimizar o índice de furtos. O projeto “Vizinhança Solidária” tem por finalidade a organização e troca de informação mais rápida entre a polícia militar e os produtores rurais, através de aplicativos e redes sociais”, esclareceu o capitão.

   O proprietário do Sítio Bela Vista, Antônio Henrique Adegas, afirmou que, em sua maioria, os produtores rurais sentem medo de passar informações para os policiais porque os “forasteiros” ameaçam agredir ou matar. “Isso acaba inibindo a colaboração com a PM”, enfatizou.

   Segundo o capitão Coelho, apenas a sinergia entre a polícia e a comunidade rural pode garantir o aumento da segurança no campo. “Pedimos para que produtores e trabalhadores rurais mantenham-se atentos a qualquer detalhe diferente de sua rotina e, percebendo alguma movimentação suspeita, ou até em caso de ameaças, que entrem em contato imediatamente com a Polícia Militar, ligando para o 190 e passando as informações coletadas como detalhes de cor e placa de veículos e a numeração da propriedade emplacada pelo sistema de georreferenciamento, pois as viaturas estão equipadas com o GPS Caipira, o que facilita a localização das propriedades rurais em caso de emergência. Mais do que um dever essa é uma necessidade”, destacou o capitão.

Pacto pela segurança

  Em agosto, foi realizado no Sindicato Rural o primeiro encontro com representantes da 5ª Companhia da Polícia Militar, para tratar de assuntos referentes à segurança na área rural e aos episódios de furtos que vinham acontecendo em propriedades rurais.

 O objetivo desse encontro foi reunir informações para elaborar um Sistema Integrado de Segurança e colocar em prática um novo Cronograma de Policiamento Rural, de forma a minimizar os problemas registrados no campo.

  A iniciativa teve como foco aperfeiçoar e complementar a agilidade já adquirida com a implantação do sistema conhecido como GPS Caipira, que a partir deste ano se tornou um aliado da PM na realização da Ronda Rural, auxiliando na localização da propriedade, através do seu emplacamento, realizado em parceria pela Prefeitura Municipal, PM e Sindicato Rural.

  “É importante lembrar que os proprietários e moradores rurais devem memorizar o número constante destas placas, para informá-lo em caso de emergência”, enfatizou o presidente da entidade, Luiz Flávio Pinheiro.

Contato

  Os telefones úteis para emergências são: Polícia Militar: (16) 3342-0190 | Corpo de Bombeiros: (16) 3341-5392 | Sindicato Rural: (16) 3342-2435 e Prefeitura Municipal: (16) 3352-7000.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2018 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546