Ibitinga, Sexta, 19 de Abril de 2024
Raio mata oito cabeças de gado em Avaí
Pecuarista estima prejuízo de R$ 20 mil e incidente ocorreu em um sítio sábado

Oito cabeças de gado morreram após raio atingir um sítio localizado em Avaí (39 quilômetros de Bauru). O incidente ocorreu no último sábado (25) durante tempestade de descarga elétrica, mas o pecuarista Orlando Gimenes, 61 anos, só constatou a morte dos animais no domingo (26). Ele estima um prejuízo de R$ 20 mil. Há três anos, um raio caiu no mesmo local. 

De acordo com Gimenes, haviam 28 bois na propriedade. “Os que morreram, da raça nelore, entraram em área de mata para tentar se proteger, mas acabaram atingidos pela descarga elétrica. Os demais estavam muito assustados”, conta o proprietário do sítio de oito alqueires, localizado no bairro Batalinha. 

Segundo relato do sobrinho dele, o estrondo foi tão forte que deu para senti-lo a uma distância de um quilômetro. “A perua Kombi em que ele (sobrinho) estava chegou a tremer. Abriu um sulco no chão e arrancou a grama”, detalha. 

Gimenes disse ainda que os animais foram enterrados no próprio sítio. “Devido à descarga elétrica, a carne fica imprópria para o consumo. As oito cabeças de gado seriam vendidas daqui a dois meses. A gente sente pelo que ocorreu, porque pega amor nos bichinhos. Mas dos males, o menor, pois não havia ninguém no local”. 

Existe um mito de que os raios não podem atingir duas vezes o mesmo lugar. Porém, segundo especialistas, a informação não procede. Um prova disso é o Cristo Redentor do Rio de Janeiro que recebe cerca de seis descargas elétricas por ano.

O sítio do pecuarista Orlando Gimenes também serve de exemplo. Ele garante que, há três anos, um raio atingiu o mesmo local deste sábado. “Por sorte, não tinha animais. Porém, uma árvore de uns 20 metros de altura rachou-se”, lembra. 

JcNet

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546