Ibitinga, Quarta, 24 de Abril de 2024
Sindicato Rural realiza ?Curso de Jardineiro?
Treinamento realizado em parceria com SENAR-SP preparou produtores rurais para mais uma atividade

O Sindicato Rural de Ibitinga e extensão de base em Tabatinga, em parceria com o SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural realizou em Tabatinga o curso “Jardineiro: implantação do jardim”, nos dias 10, 11,17 e 18.

   Ministrado pelo instrutor Luiz Mapelli, o treinamento teve carga horária de 32 horas/aula, divididas entre teoria e prática e contou com a presença de 14 participantes. O objetivo foi ensinar como preparar o solo, fazer a marcação de canteiros, sobre morfologia vegetal, plantas utilizadas no paisagismo, locação de plantas, composição de vasos e reprodução de plantas ornamentais.

   Na parte prática, foram elaborados três canteiros, nas dependências do Hospital de Guarnição de Tabatinga. Os alunos tiveram a oportunidade de desenvolver, sob a orientação do instrutor, todo o processo de implantação de um jardim, com limpeza do local, retirada de entulho, escarificação, adubação química e orgânica, calagem, composição de canteiros, plantio das mudas, forração e acabamento. Além disso, os alunos conheceram as técnicas de elaboração de vasos e as formas de se reproduzir as plantas ornamentais.

   Segundo o Mapelli, os participantes estão aptos a desenvolverem atividades de implantação de jardins, tanto como hobby em suas residências como profissionalmente. “A atividade de jardineiro é muito valorizada hoje em dia, pois as pessoas querem ver sempre seu jardim bem cuidado e florido.

  Atualmente, temos uma gama muito grande de plantas ornamentais disponíveis no mercado e com preços acessíveis, o que possibilita a todos cultivarem plantas ornamentais. As possibilidades são inúmeras, seja através de pequenos canteiros, floreiras ou jardins verticais, que são a tendência para jardins residenciais”, destacou. 

  Para Zilda Rodrigues de Souza Nunes, o curso foi extremamente gratificante. “Sou apaixonada pela natureza, aprendi muitas novidades que trouxeram resultados, espero poder participar de mais cursos como estes”, relatou a participante.

   O Sindicato Rural programou para o início de 2017 a sequência deste curso sobre jardinagem, o treinamento “Jardineiro: condução, manutenção e reforma de jardins”. Os interessados podem fazer sua inscrição.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546