Ibitinga, Sexta, 26 de Abril de 2024
Sindicato Rural já realizou 20 cursos este ano
Parcerias entre a entidade, o Senar-SP e o Sebrae-SP beneficiou 385 pessoas em Ibitinga, Tabatinga e Cambaratiba

  A parceria entre o Sindicato Rural e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-SP), que já dura mais de 20 anos, possibilitou a realização de 16 cursos, entre fevereiro e setembro deste ano, nas cidades de Ibitinga, Tabatinga e Cambaratiba.

    Dez deles aconteceram na sede da entidade, em Ibitinga: Operação e Manutenção de Tratores Agrícolas; Manutenção de Colhedora Automotriz Cana-de-açúcar; Doma Racional; Operação de Tratores Agrícolas com Arado de Discos; Equideocultura - Aplicação de Medicamentos e Vacinas; Operação de Tratores Agrícolas: Conservação de Solo; Operação de Tratores Agrícolas com Grade de Discos; Artefatos em Folhas Esqueletizadas – decorativos; Cana-de-açúcar- Manejo e Tratos Culturais e o curso de Rédeas. Em Tabatinga foram realizados três cursos: Hidroponia; Eletricista- Instalações Elétricas em Baixa Tensão e Jardineiro - Implantação do Jardim. Em Cambaratiba também aconteceram três cursos: Artesanato em Bambu; Processamento Artesanal de Carne Suína e Processamento Artesanal de Mandioca.

    No total, os cursos beneficiaram 385 participantes, que puderam adquirir conhecimentos específicos nas áreas de seu interesse. O curso de Rédeas, por exemplo, realizado entre os dias 05 e 09 de setembro e ministrado pelo instrutor Altemar Venâncio, teve o objetivo de ensinar um conjunto de manobras e exercícios para treinar a agilidade e a flexibilidade do animal, exigidos no dia a dia. “Um adestramento básico, fundamental para o sucesso de qualquer atividade com animais montados, pois ter o controle sobre eles não significa apenas guiá-los, mas ter total domínio de seus movimentos”, caracterizou o instrutor. 

  Além dos cursos temáticos esporádicos, o programa Turismo Rural, desenvolvido ao longo do ano, através da parceria com o Senar-SP, também realiza treinamentos pontuais como o “Meios de Alimentação”, promovido nos dias 17, 18, 24 e 25 de setembro, pela instrutora Ângela Cristina Barbieri do Amaral Nigro. Na oportunidade prática, os participantes aprenderam sobre diferentes tipos de instalações e serviços de alimentação no meio rural. “Foi ensinado em detalhes como empreender, desde como montar um restaurante, passando por quais equipamentos utilizar, como fazer orçamentos, escritura e layout do local. Também sobre patrimônio arquitetônico, planejamento e dimensionamento das áreas e, por fim, projeto e análises financeiras”, explicou Ângela Nigro.

  Celina Marta Henrique Adegas, uma das responsáveis pela organização dos cursos e eventos promovidos pelo Sindicato Rural em parceria com o SENAR-SP, destacou a importância dessas atividades para o dia a dia. “Todos os cursos oferecem diferenciada formação profissional para os participantes, pois além de compreenderem parte teórica, apresentam a prática do que é ensinado. Isso ajuda muito os alunos a efetivamente adquirirem conhecimento. Os cursos são rápidos e bem aproveitados com excelentes conteúdos e ótimos instrutores”, conclui Celina.

    Outros cursos estão programados para acontecer até o final do ano, alguns já com interessados inscritos como o curso de “Processamento Artesanal de Leite”, a ser realizado com o objetivo de ensinar a executar de maneira artesanal todos os processos de pasteurização e fabricação de produtos derivados do leite como mussarela, minas frescal, manteiga, ricota, requeijão, doce de leite, entre outros produtos. Os interessados podem entrar em contato com o Sindicato Rural para conferir a programação e se inscrever nos cursos disponíveis.

Parceria com o SEBRAE-SP

    Além da parceria com o Senar-SP, ao longo deste ano o Sindicato Rural também ampliou a parceria com o Sebrae-SP, para a realização, em Tabatinga, de alguns treinamentos bastante específicos e importantes para o produtor rural: “Como vender para o governo”, realizado em março;

“Canais de distribuição Sebrae”, promovido em maio; “Organização de Vendas Conjuntas”, desenvolvido em junho e, mais recentemente, em  setembro, aconteceu o curso de “Administração Rural – Noções Básicas”.

   Para o presidente do Sindicato Rural, Luiz Flávio Pinheiro, a realização dos cursos gratuitos, possível através destas parcerias, cumpre uma das mais importantes finalidades da entidade, justamente contribuir com a formação  do produtor rural. "Nestes mais de 20  anos de parceria com o Senar-SP, a CATI, o Sebrae-SP e as prefeituras, são incontáveis os cursos realizados e o número de beneficiados com estes diversos treinamentos, realizados em diferentes áreas. Isso possibilita para vários produtores, proprietários e trabalhadores rurais, além de outros interessados, aprofundar seus conhecimentos, atualizar suas técnicas e melhorar sua produtividade e rentabilidade", conclui o presidente.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546