Ibitinga, Sábado, 27 de Abril de 2024
Sindicato Rural e CATI alertam para atualização do LUPA
Levantamento Censitário tem o objetivo de atualizar dados de propriedades rurais no Estado de São Paulo

  A Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), em parceria com o Sindicato Rural de Ibitinga e extensão de base em Tabatinga, está convocando todos os produtores rurais para a atualização da base cadastral do Levantamento Censitário das Unidades de Produção Agropecuária (Lupa), do Estado de São Paulo.

   De acordo com o coordenador da Casa da Agricultura de Ibitinga, Carlos Malosso, o objetivo é coletar dados das propriedades rurais do município - informações referentes à área cultivada, população da zona rural, infraestrutura e produção agropecuária -, para a realização do mapeamento do setor no Estado de São Paulo com vistas à elaboração e ao aprimoramento de políticas públicas para o setor.

  O produtor rural terá até 30 de julho de 2017 para preencher o formulário que será encaminhado à Secretaria de Agricultura de Campinas, para que os pesquisadores do Instituto de Economia Agrícola (IEA) possam tabular e gerar estatísticas. “É importante lembrar que as inscrições podem ser realizadas na CATI e que Ibitinga possui 1.180 recadastramentos a serem efetivados, por isso, nossa indicação é que o produtor nos procure até abril, para evitar correria. Além disso, esses dados são importantes também porque contribuem para o repasse do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que representa um retorno para o município, baseado nas informações do produtor”, destacou Malosso.

Sobre o LUPA

  A iniciativa do levantamento de Unidade Produtora Agrícola (LUPA) surgiu entre os anos de 1995 e 1996. Sua última atualização foi realizada em 2007 e 2008. O LUPA foi desenvolvido pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento, através da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) e Instituto de Economia Agrícola (IEA), que realizaram o trabalho de campo de apuração e compilação dos dados. Algumas modificações estão previstas no cadastro desta terceira edição, para aprimora-mento da pesquisa, que representa um retrato temporal da estrutura fundiária, do uso e da ocupação do solo, de tecnologias agregadas e do perfil do produtor paulista.

  O objetivo é obter informações mais detalhadas sobre toda a produção agrícola do Estado de São Paulo, permitindo que os dados sejam consultados de forma consolidada por município, região e estado, podendo ser filtrados por ocupação de solo, culturas, estrutura fundiária, entre outros. Os dados consolidados do último censo estão disponíveis para visualização no site www.cati.sp. gov.br

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546