Ibitinga, Quinta, 25 de Abril de 2024
Sindicato Rural realizou VII Festival Cultural Gastronômico
Evento, realizado em parceria com SENAR-SP, teve como finalidade promover a valorização do campo e dos produtos da terra

   No último dia 20 de novembro, foi realizado em Ibitinga, o VII Festival Cultural Gastronômico: “Arte, Cores e Sabores de Ibitinga”. O evento integra o cronograma do Programa Turismo Rural - “Agregando Valor a Propriedade”, desenvolvido pelo Sindicato Rural de Ibitinga e ex-tensão de base em Tabatinga, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-SP). O festival reuniu aproximadamente 110 convidados no Salão de Festas “Recanto Lual”, localizado no Sítio São João, Bairro Monte Alegre.

  O evento marcou o encerramento das atividades em 2016 e contou com o apoio dos alunos, da Fazenda Voltinha, da sorveteria Don Gelato, da Rigomel Palmitos (Cambaratiba), do superintendente da FEMIB, Agnaldo Fernandes Ferrari e do professor de Turismo da FAIBI, Robinsom M. Ribeiro. O VII Festival Cultural Gastronômico contou ainda com a participação do Berranteiro Hugo César; Boi TATÃO de Valter Moretti (Mac Quaid), do violeiro Zé da Cunha e do saxofonista Sebastião Donizete da Silva.

  Ao todo, dez módulos foram oferecidos durante o programa Turismo Rural, ensinando aos participantes sobre os temas: 'Ponto de Venda de Produtos Turísticos', 'Alimentação e Hospedagem no Meio Rural' e 'Atividades em Áreas Naturais', entre outras abordagens.

  A instrutora Ângela Cristina Barbieri do Amaral Nigro, destacou a importância do encerramento. “Tudo o que foi apresentado durante o Festival Cultural Gastronômico passou por avaliação final dos convidados com o objetivo de aperfeiçoar cada vez mais o evento. O Sindicato Rural e o SE-NAR, através do Curso de Turismo Rural, buscam promover a valorização do campo e dos produtos da terra”, afirmou Ângela.

  Para a proprietária do Sítio São João, Zilda Campitelli de Souza e os dirigentes do Recanto Lual, Luciana Campitelli de Souza Prandi e Alberto Prandi, o curso proporcionou um grande aprendizado, além de criar a oportunidade para abrir seu próprio restaurante. “O evento foi perfeito. Estamos batalhando para começar a preparar almoços de domingo e o curso proporcionou criar a estrutura, passo a passo, para concretizar esse sonho familiar”, relataram os empreendedores na área de Turismo Rural.

 O festival também superou as expectativas de Rosangela Aparecida Pierobon Siqueira, que participou pela primeira vez de um curso do Sindicato Rural. “O meu objetivo é conseguir um ponto de venda, o que está se concretizando. Gostei muito do curso, onde sanei todas as minhas dúvidas, e hoje estou vendendo produtos que aprendi a desenvolver nas aulas oferecidas pela entidade e pelo SENAR como bolo de mandioca, bolachinhas, roscas, entre outros”, finalizou a participante.

  Para o presidente do Sindicato Rural, Luiz Flávio Pinheiro, a realização de mais uma edição do Festival Cultural Gastronômico, que já se tornou uma tradição, reafirma a importância do investimento no segmento do Turismo Rural em Ibitinga, Tabatinga e na região. “A área tem muito a oferecer, com toda a riqueza hídrica, tradição e beleza natural disponível. Podemos desenvolver um forte diferencial a ser agregado ao já consagrado turismo comercial da cidade e, através do curso Turismo Rural, cumprimos o importante papel de proporcionar a profissionalização do segmento, lançando uma semente de qualidade para o futuro desenvolvimento do setor, que tem tudo a ver com Ibitinga e Tabatinga, só precisa ser fortalecido pelo apoio da população e governantes”, finalizou Luiz Flávio.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546