Sem o uso da tornozeleira e o monitoramento eletrônico ainda em falta, 146 presos deixaram as três unidades prisionais de Araraquara na manhã da quinta-feira (22) para passar o Natal e o Ano Novo em família. A previsão é de retorno na segunda-feira, dia 2, às 14:00 horas. No Centro de Ressocialização (CR) masculino saíram 93 reeducandos, já da unidade feminina 30 mulheres foram beneficiadas pela Justiça. Da Penitenciária Regional foram mais 23 presos. Grande parte dos presos em São Carlos estão na cidade vizinha.
A saída temporária é um benefício previsto na Lei de Execuções Penais e depende de autorização judicial. Os condenados que cumprem pena em regime semiaberto, de bom comportamento, podem obter autorização para saída temporária, por prazo de até sete dias, em até cinco vezes ao ano. Em São Paulo, as saídas são concedidas no Natal /Ano Novo, Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais e Finados.
De acordo com a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), na saída temporária de Natal e Ano Novo do ano passado, saíram 102 presos da Penitenciária, 95 do CR masculino e mais 20 do CR feminino. Todos retornaram. Em todo o Estado, foram beneficiados 29.232 detentos. Desse total, 27.882 retornaram e 1.339 deixaram de voltar, com índice de retorno de 95,38%. Os presos que não retornam passaram a ser considerados como foragidos. Se recapturados, são conduzidos para unidades penais do regime fechado.