Ibitinga, Quarta, 19 de Setembro de 2018
SP-304 e SP-225 terão praças de pedágios
Rodovia dos Calçados terá duplicação de 274 quilômetros; região de Jaú pode ter duas praças de pedágios. Na região de Ibitinga, nenhum pedágio será instalado. Borbo

  O governador Geraldo Alckmin (PSDB) autorizou no dia 21, a abertura da licitação que vai definir a empresa gestora da Rodovia dos Calçados ? nome dado a trechos de dez rodovias que cortam o Estado de norte (Franca) a sul (Itaporanga), passando na região por Araraquara, Bocaina, Jaú, Barra Bonita e Igaraçu do Tietê (SP-255). São 720 quilômetros, dos quais 274 serão duplicados, incluindo a Jaú-Barra e a Jaú-Araraquara. O edital foi publicado no dia 22. As propostas serão conhecidas no dia 25 de abril.

Região

   A publicação do documento pode ou não ratificar a minuta do edital, que prevê a instalação de duas praças de pedágios na região, em Barra Bonita e em Boa Esperança do Sul. Se confirmadas as cobranças, apenas a SP-304 não será pedagiada na região, mas será no município de Santa Maria da Serra (km 218). Em Borborema, em outro processo de programa, na SP-333, no km 239 terá uma praça de pedágio, na rodovia que vai para Marília e Assis.

  Sem detalhar os pontos de pagamento, o governador concedeu entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes, na qual deu informações sobre o novo modelo de licitação com leilões na bolsa (Bovespa) e com possibilidade de financiamento internacional.

  O governo detalhou que, assim como na concessão das Rodovias do Centro-Oeste Paulista anunciada em novembro, haverá redução de 21% no valor cobrado nos pedágios já efetivados neste trecho. É o caso, por exemplo, de praça localizada em Avaré. Motoristas que optarem pela cobrança automática terão desconto de 5%. Há ainda a possibilidade de estabelecimento de valores de acordo com o horário em que o motorista utilizar a pista.

  ?A ideia é diminuir o valor da tarifa para usar a rodovia em horários de menor demanda?, explicou a subsecretária de parcerias e inovação, Karla Bertocco. Antes da cobrança variável, no entanto, será feito estudo de fluxo nas estradas. Pela Jaú-Barra, até a ponte sobre o Rio Tietê, passam diariamente 9,3 mil veículos.

Pedágios

 O novo lote a ser concedido passa pelos territórios dos municípios de Américo Brasiliense, Araraquara, Avaré, Barão de Antonina, Barra Bonita, Batatais, Boa Esperança do Sul, Bocaina, Botucatu, Brodowski, Coronel Macedo, Cravinhos, Dourado, Franca, Guatapará, Igaraçu do Tietê, Itaí, Itaporanga, Itirapuã, Jardinópolis, Jaú, Luís Antônio, Patrocínio Paulista, Pratânia, Restinga, Ribeirão Preto, Rincão, Riversul, Santa Lúcia, Santa Rita do Passa Quatro, São Carlos, São Manuel, São Simão, Taquarituba, Trabiju.

Investimentos

   A previsão é de que a futura concessionária invista até R$ 5 bilhões durante o período de 30 anos, sendo que a maior parte deverá ser injetada na primeira década.

  O governador defendeu a transferência de gestão para a iniciativa privada, afirmando que a medida aumenta a segurança nas autopistas. ?Estamos fazendo uma vacina, preservando a vida do usuário?, manifestou Alckmin. Ele observou ainda que tanto as obras de duplicação e melhorias quanto a atuação das concessionárias propiciam a criação de empregos.

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