Ibitinga, Terça, 17 de Julho de 2018
Produção de pitaya é alternativa para produtores rurais
Produtores do Sindicato Rural apostam no cultivo da fruta exótica da América Central conhecida como pitaya

  Produtores do Sindicato Rural de Ibitinga e extensão de base em Tabatinga estão investindo na produção da fruta exótica da América Central conhecida como pitaya, que tem sua safra iniciada em novembro e finalizada em março. A fruta possui como grande diferencial apresentar as vitaminas A e C, que auxiliam na transformação do açúcar e da gordura do corpo humano, e causar saciedade, tornando-se uma aliada para a dieta. Outros benefícios da pitaya estão relacionados ao fortalecimento da imunidade, dos ossos, pois contém cálcio e o fósforo, na prevenção da osteoporose e a melhora na textura da pele.

  O associado do Sindicato Rural, Francisco Carlos Castelar, proprietário da 'Chácara Kamard', trabalha com a cultura há oito anos e garante que o retorno tem sido positivo. “O cultivo de pitaya se iniciou quando ganhei uma muda de uma amiga. Me interessei pelo manejo e produção da fruta, viável por exigir pouco agrotóxico, ter adubação simples e existirem apenas três tipos: a branca, que possui casca rosa e interior branco com alto teor de fibras; a vermelha, que possui casca rosa ou avermelhada e interior vermelho, ajudando na prevenção de radicais antioxidantes que estimulam o acúmulo de gordura no corpo e a pitaya amarela, que possui casca amarela e interior branco com alto teor de vitamina C e zinco”, relatou Francisco.

  De acordo com a Central de Abastecimento de Campinas (CEASA), a fruta chega às prateleiras ao custo de R$ 6,66 o quilo. O produtor Francisco Castelar, repassa para o mercado de Ibitinga e região uma caixa de 29 kg com valor médio de R$ 114,00 e afirma que, apesar de possuir poucas terras a rentabilidade tem sido ótima.

  Para o pecuarista e tesoureiro do Sindicato Rural, Luiz Antônio Rodrigues, a pitaya tem chamado a atenção dos consumidores pelo sabor diferenciado e pelos benefícios para a saúde e dos produtores pelo baixo custo no cultivo. 

Como plantar Pitaya

  O plantio de pitaya exige a utilização de mudas saudáveis ou sementes da fruta, que devem ser colocadas em covas de aproximadamente 20 cm de profundidade, deixando espaço de dois metros entre as plantas. O local requer incidência metade de sombra e outra metade de luz solar. Vigas ou madeiras são utilizadas para dar sustentação à planta, que precisa ser irrigada a cada dois dias e o terreno necessita ter um bom escoamento. Deve-se fazer a adubação antes que a planta comece a produzir frutos.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2018 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546