Ibitinga, Sexta, 19 de Abril de 2024
Sindicato Rural promoveu curso de artesanato em fibras vegetais
Realizado em parceria com SENAR-SP, curso teve como finalidade ensinar a confecção de artefatos utilitários e decorativos em bucha vegetal

  Nos dias 11,12,18 e 19 de fevereiro, o Sindicato Rural de Ibitinga e extensão de base em Tabatinga, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), realizou o curso de 'Artesanato em fibras vegetais – Bucha / utilitários e decorativos'. O treinamento, com duração de 32 horas, aconteceu em Cambaratiba, na Escola Henrique Martineli e contou com 15 participantes.

  Ministrado pela instrutora do Senar-SP, Zenaide Berti Lopes, o curso teve como objetivo capacitar profissional-mente pequenos produtores, trabalhadores e interessados na produção  artesanal de artefatos utilitários e decorativos em bucha vegetal. “Os alunos aprenderam sobre a origem do artesanato rural, a importância cultural e econômica do artesanato, se informaram sobre a introdução na atividade do artesanato em bucha, materiais específicos, preparo do local e da bucha vegetal (colheita, limpeza, classificação e prensagem, descoloração e tingimento) e comercialização, além de praticar a confecção das peças (cachepô, boneca caipira, quadro decorativo, anjo estilizado, papai Noel e bolsa).

   Segundo a artesã, Juliana Aparecida Francisco, o curso estimulou sua criatividade para o desenvolvimento de artesanatos e contribuiu para a  melhoria na qualidade do produto final. Já para a Joelma Cristina Ferreira Silva, participante dos treinamentos oferecidos pelo Sindicato Rural há quatro anos, somar novos conhecimentos constitui o maior benefício para os participantes. “Este curso e outros que já participei me ajudaram muito, agregando novas técnicas para contribuir na produção dos meus artesanatos”, garantiu Joelma.

  Celina Adegas, participante e uma das organizadoras do curso, salientou que além de ser uma atividade manual prazerosa, o artesanato tem ajudado financeiramente as pessoas na complementação da renda familiar e apesar de ser um grupo pequeno, todos são produtivos. “A intenção do SENAR-SP e do Sindicato Rural com a realização destes cursos é repassar conhecimentos, estimular a renda familiar, promover a interação social e desenvolver o ponto de venda do Turismo Rural”, concluiu Celina.

    De acordo com o presidente do Sindicato Rural, Luiz Flávio Pinheiro, a entidade tem buscado novos cursos, em diversas áreas, para promover a qualificação profissional do produtor rural.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546