Ibitinga, Terça, 23 de Abril de 2024
CBH Tietê-Jacaré reúne Sindicatos Rurais para alinhar estratégias
O Sindicato Rural de Ibitinga participou do encontro, promovido pelo comitê em Jaú, em busca de informações e integração

   No último dia 22 de fevereiro, aconteceu em Jaú-SP, um encontro com 17 representantes dos de Sindicatos Rurais da região hidrográfica do Comitê da Bacia Hidrográfica (CBH) Tietê-Jacaré. O evento contou com a participação do presidente da Federação da Agricultura do Estado de São Paulo (Faesp), Fábio Meirelles, do presidente do Sindicato Rural de Ibitinga e extensão de base em Tabatinga (SR), Luiz Flávio Pinheiro e do técnico agrícola do SR, Valdecir Vasconcelos, além do vice-prefeito de Ibitinga, Frauzo Ruiz Sanches, do secretário do SR, Nelson Prevato Filho e outras autoridades locais.

   O objetivo da reunião foi nivelar a atuação dos Sindicatos Rurais e de seus representantes junto aos Comitês de Bacias Hidrográficas. De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Jaú, Ruy Pacheco de Almeida Prado, o encontro deu ênfase ao fortalecimento e união dos sindicatos, através da abordagem dos temas Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Energia.

   No evento, foram proferidas as seguintes palestras: recursos hídri-cos Outorga; Uso Insignificante Criticidade de Bacia e Cobrança; Dispositivos Legais Facilitadores de Licenciamento Ambiental e o Meio Ambiente; Recursos Hídricos e Energia Elétrica: Conselhos, Comitês e Câmaras Técnicas, suas estruturas e formas de atuação. 

Bacia hidrográfica do Tietê-Jacaré

   De acordo com o Sistema Integrado de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo (SigRH), o Comitê da Bacia Hidrográfica do Tietê-Jacaré foi criado em 10/11/95 e instalado oficialmente em 09/02/1996 pela lei nº 7663/91. A bacia hidrográfica está localizada no centro do Estado de São Paulo e engloba três rios principais, o Rio Tietê, o Rio Jacaré-Guaçu e o Rio Jacaré Pepira.

  A essa unidade pertencem três reservatórios: Bariri, Ibitinga e UHE Carlos Botelho (Lobo/Broa) e a unidade Tietê/Jacaré fica na Depressão Periférica do Estado de São Paulo aonde se encontram os aquíferos Bauru / Serra Geral / Botucatu.

  Segundo o presidente do Sindicato Rural, Luiz Flávio Pinheiro, no evento foram discutidos assuntos de extrema relevância referentes a bacia Hidrográfica Tietê - Jacaré. “A preocupação da nossa federação e de seu presidente, Dr. Fábio Meireles, conta com total apoio de todos os Sindicatos regionais. A Bacia Hidrográfica do Tietê-Jacaré se constitui num dos pilares de sustentação da agropecuária na nossa região. Dela dependerá todo o nosso desenvolvimento agropecuário, por isso, devemos cuidar para que o seu uso seja criterioso, consciencioso e adequado. Seu elemento principal é a água, fonte da própria vida no planeta, líquido muito relevante para as lavouras e a pecuária, que nos alimenta. Como principais usuários dela, temos que cuidar para que seja perene, límpida e adequada ao uso da população tanto das cidades como do campo, por isso, estaremos sempre juntos, unidos com os demais sindicatos e o poder público municipal, a fim de que a nossa voz seja também ouvida pelos dirigentes ao estabelecerem regras para o uso, tributação e destinação deste precioso líquido, que flui pelos nossos municípios de Ibitinga e Tabatinga”, afirmou Luiz.

NA FOTO: Nelson Prevato Secretário do SR, Frauzo (Secretário de Agricultura de Ibitinga), o presidente do Sindicato Rural, Luiz Flavio Pinheiro e o presidente da FAESP Fábio Meirelles

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546