Ibitinga, Quarta, 19 de Setembro de 2018
Sindicato Rural promoveu curso de operação e manutenção de Motosserra
Realizado em parceria com SENAR-SP, curso teve como finalidade ensinar a confecção de artefatos utilitários e decorativos em bucha vegetal

  Nos dias 17,18 e 19 de fevereiro, o Sindicato Rural de Ibitinga e extensão de base em Tabatinga (SR), em parceria com o Ser-viço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-SP), realizou o curso de 'Operação e Manutenção de Motosserra'. O treinamento teve a duração de 24 horas e foram realizadas em três dias. As aulas teóricas aconteceram no SR, já as práticas, na Chácara do Astro, contando com 10 participantes.

   O objetivo do curso foi profissionalizar e capacitar os alunos para a aquisição e utilização de motosserra, além de alguns itens indispensáveis de segurança, de equipamentos de proteção individual (EPIs) específicos.

  O instrutor, Nilson Pelozo relatou que o curso foi dividido em três etapas. “No primeiro dia os alunos aprenderam sobre o uso de Equipamentos de Proteção Individual Específicos para Motosserrista – EPIs, e a segurança do uso correto do motosserra. No segundo dia, fizemos uma aula de manutenção, onde os alunos aprenderam a desmontar as principais partes de uma máquina, como o motor. E no terceiro dia, foi ensinado como deve ser feita a regulagem do carburador, limpeza da máquina, afiação da cor-rente, que é uma tarefa difícil, inclusive, é sendo considerada uma das grandes dificuldades do trabalhador”, enfatizou Nilson.

   O participante Paulo Hamilton Camas Hamarante, associado do Sindicato Rural e proprietário da Chácara do Astro, trabalha na área rural há anos e resolveu se aprimorar, participando do treinamento. “Achei o curso ótimo e aprendi mais sobre a manutenção da máquina e como se deve desmontar e limpá-la”, relatou Paulo.

   Já Paulo Roberto dos Santos, jardineiro da prefeitura resolveu fazer o curso para se aperfeiçoar no seu trabalho “Esse curso particularmente é muito importante porque a motosserra é uma das máquinas que na agricultura causa mais acidentes graves. Além de tudo, é necessário o curso para trabalhar com segurança e qualificação”, afirmou Paulo.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2018 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546