Ibitinga, Terça, 30 de Abril de 2024
População deve ficar atenta ao vírus da Raiva
Último caso confirmado foi em 2015; porém, população pode adotar medidas para evitar a doença

  Causada por vírus, que pode acometer todos os mamíferos, inclusive o homem, a raiva é um risco a saúde pública e provoca graves prejuízos à pecuária. O principal transmissor para os herbívoros (animais que se alimentam de plantas) é o morcego hematófago (morcegos que se alimentam de sangue) da espécie Desmodus rotundus. A forma mais fácil de identificar uma colônia de morcego hematófago é observando as fezes desses animais no chão, elas têm aspecto de sangue digerido e cheiro forte.

  “O produtor rural deve informar imediatamente a Unidade de Defesa Agropecuária à presença de animais com qualquer sinal ou sintomas que possam sugerir a Raiva; como mu-dança de comportamento, incoordenação motora, paralisia, decúbito com movimentos de pedalagem, evitando o contato com animais que estejam com esta sintomatologia”, explicou, por meio de nota, o Veterinário Eduardo Yukio Okada Nakaghi, coordenador da Defesa Agropecuária do escritório de Jaboticabal, no último dia 08.

   Apesar de não ser obrigatória, a vacinação é recomendada nas regiões onde já ocorreram casos da doença (vacinação nos herbívoros, como bovinos, bubalinos, equídeos, ovinos e caprinos). “Os animais primo-vacinados devem ser revacinados após 30 dias, e depois fazendo um reforço anual”, explicou o veterinário Eduardo.

Casos em Ibitinga

  Nos anos de 2016 e 2017 (até agora) não foram relatados nenhum caso da doença em Ibitinga.

  Em agosto de 2014, a Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) confirmou o primeiro caso de raiva bovina em Ibitinga, no bairro Correguinho, e outros 4 casos, em outubro daquele ano, nos bairros Correguinho, Coqueiros e Marimbondo.

  Em fevereiro de 2015, a Defesa Agropecuária de Jaboticabal, confirmou o primeiro caso de raiva em equinos em Ibitinga nos últimos 10 anos, no bairro Monte Alegre.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546