Ibitinga, Quinta, 18 de Abril de 2024
Uso de Omeprazol sem prescrição médica pode resultar em falência renal
Pesquisa apontou os inibidores de azia, gastrite ou refluxo como causadores de falência renal; quando usados desnecessariamente

O Uso descontrolado de medicamentos que são identificados como inibidores da bomba de prótons (IBPs), usado por quem sofre de azia, gastrite ou refluxo, deixa qualquer um preocupado. Uma pesquisa nos Estados Unidos aponta estes fármacos como responsáveis por falência renal. Uso sem orientação médica é apontado como erro que leva o uso desnecessário dos medicamentos.

 Um estudo avaliou 173.321 pessoas que fizeram uso de omeprazol e 20.270 pessoas que receberam prescrição de um antihistamínico H2, como a ranitidina. A constatação foi a de que pacientes em uso de omeprazol desenvolveram mais problemas renais quando comparados aos que foram tratados com ranitidina. Falando propriamente da falência renal, verificou-se que o risco foi aumentado em 96% no grupo de indivíduos que receberam IBPs. Há ainda outro estudo no qual mais da metade dos 125 mil pacientes avaliados desenvolveram problemas renais crônicos com IBPs, conforme dados do Medical Press.

   Um problema associado ao uso de IBPs, podendo agravar a situação demonstrada pelas estatísticas, consiste no fato de que muitas pessoas recorrem à automedicação para utilizar omeprazol. Estas pessoas costumam criar uma rotina de tratamento por conta própria, fazendo uso crônico desnecessariamente e expondo-se a riscos que desconhecem.(Fonte: saudecuriosa)

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546