Ibitinga, Sexta, 26 de Abril de 2024
Sindicato Rural promoveu curso de artesanato com milho e flores
Realizado em parceria com SENAR-SP, curso teve como finalidade ensinar a confecção de artefatos utilitários e decorativos com palha de milho

Nos dias 21,22 e 23 de abril, o Sindicato Rural de Ibitinga e extensão de base em Tabatinga, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), realizou o curso de 'Artesanato em fibras vegetais – Milho e flores'. O treinamento, com duração de 24 horas, aconteceu em Cambaratiba, na Escola Henrique Martineli e contou com 20 participantes.

  Ministrado pela instrutora do SE-NAR-SP, Zenaide Berti Lopes, o curso teve como objetivo capacitar profissionalmente pequenos produtores, trabalhadores e interessados na produção artesanal de artefatos utilitários com milho e flores. “Os alunos aprenderam sobre a origem do artesanato rural, a importância cultural e econômica do artesanato, aprenderam a confeccionar artefatos decorativos utilizando palha de milho, por meio das técnicas da modelagem, aramagem, montagem, amarração e pistilo”, relatou Zenaide.

  Segundo a participante, Heloisa Helena G. Bovolim, o curso foi excelente e uma ótima oportunidade de renda extra para as pessoas “Gostei muito do curso, principalmente das técnicas para a confecção das flores. Para julho estamos planejando de expor nossos produtos no pavilhão da feira do bordado, estamos todos animados”, avaliou Heloisa.

  Maria Oneide Pereira, participante dos treinamentos oferecidos pelo Sindicato Rural há anos, achou o curso maravilhoso. “Este curso e outros que já participei oferecidos pelo Sindicato Rural em parceria com o SE- NAR me ajudaram muito, agregando novas técnicas para contribuir na produção dos meus artesanatos que são produzidos com tanto carinho”, garantiu Maria.

  Rosilene Silva, Coordenadora dos cursos oferecidos pelo SENAR, salientou que além de ser uma atividade manual prazerosa, o artesanato tem ajudado financeiramente as pessoas na complementação da renda familiar e apesar de ser um grupo pequeno todos são produtivos. “A intenção da realização destes cursos é repassar conhecimentos, estimular a renda familiar, promover a interação social e desenvolver o ponto de venda do Turismo Rural”, concluiu Rosilene.

  De acordo com o presidente do Sindicato Rural, Luiz Flávio Pinheiro, a entidade tem buscado novos cursos, em diversas áreas, para promover a qualificação profissional do produtor rural.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546