Ibitinga, Sexta, 26 de Abril de 2024
Vacinação contra Febre Aftosa começou dia 1º
Fêmeas bovinas e bubalinas, com 3 a 8 meses de idade, também devem ser vacinadas contra a brucelose

  O Sindicato Rural de Ibitinga e extensão de base em Tabatinga, informa que no dia primeiro de maio começou a primeira etapa da vacinação contra a febre aftosa que finalizará dia 31, em todo Estado de São Paulo. O produtor deve vacinar todos os bovídeos, ou seja, bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade.

  Segundo o veterinário do Sindicato Rural, Mauro Figueiredo, há mais de 15 anos não se registram casos de aftosa no Estado, porém é preciso continuar vacinando, já que essa é uma exigência dos frigoríficos, que podem perder validação para exportar a carne, caso não tenham a comprovação que o gado foi vacinado.

  De acordo com a médica veterinária Hinig Isa Godoy Vicente, doutora em medicina veterinária preventiva e funcionária da Defesa Agropecuária,  a vacinação é obrigatória e aqueles que não vacinarem seus animais, ou o fizerem fora do prazo, poderão ser multados, no valor de cinco Ufesps por cabeça. Criadores que não declararem ou declararem fora do prazo a vacinação também poderão ser multados, no valor de três Ufesps por cabeça. O valor da Ufesp de 2017 é de R$ 25,07. A vacinação deve ser comunicada ao Escritório de Defesa Agropecuária até o dia 31 de maio. 

Brucelose

  A brucelose é uma zoonose (doença infectocontagiosa que ocorre em animais e no homem) causada pela bactéria Brucella abortus. Nos bovinos

pode causar abortamento, nascimento de bezerros fracos, retenção de placenta, repetição de cio e descargas uterinas com grande eliminação da bactéria, além de inflamação nos testículos.

  A vacinação contra brucelose deve ser feita por médicos veterinários cadastrados na Defesa Agropecuária e será realizada até o dia 31 de maio. A razão para este cuidado é pelo fato de ser uma vacina viva e poder infectar o manipulador. A vacinação é feita uma única vez. Nesse caso, também é preciso observar o prazo para declarar a vacinação ao órgão oficial de defesa agropecuária.

  O Sindicato Rural oferece aos associados o serviço de vacinação de forma gratuita, basta ligar e agendar horário pelo telefone (16) 3342-2435.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546