Ibitinga, Quarta, 20 de Junho de 2018
Motoristas da Usina Santa Fé em Nova Europa, fizeram greve, mas já voltaram ao trabalho
A greve foi considerada a maior greve dos últimos tempos no estado

 20/08/2010-Cerca de 800 trabalhadores da Usina Santa Fé, em Nova Europa, ficaram de greve por 12 dias, em plena safra. O inicio da manifestação foi na segunda-feira 9. Entre as reivindicações, os operadores de colheitadeira   um aumento salarial de 21% .

   Segundo o presidente do Sindicato dos Motoristas de Araraquara, o também advogado Amador Bandeira, o motivo da greve, foi um aumento de salário de 13% concedido no inicio do ano, para apenas 46 trabalhadores de máquinas agrícolas e mais 8%, que devem ser concedidos a todos os trabalhadores proposto pela Usina. “Cerca de 15 dias antes da greve, nós enviamos a empresa uma reivindicação de mais 13%, mas eles afirmaram que só dariam 8%, mas o que nós reivindicamos foi uma equiparação salária com os 46 trabalhadores, ou seja, 21 % de aumento”, explica Bandeira.

    De acordo com o presidente do sindicato, somente no  11º dia de greve, a empresa decidiu abrir as negociações. A negociação aceita pelos trabalhadores foi a garantia de estabilidade de emprego até o final da safra, mais 10% de aumento, inclusive para aqueles que já tinham conquistados os 13%, a certeza de receber pelos dias parados e ainda 14% de aumento no ticket refeição. Para Bandeira foi fundamental a posição dos funcionários para conquistar os benefícios. Segundo ele esta foi mais longa paralisação do estado dos últimos tempos. “Qualquer greve dura muito menos do que esta, geralmente eles negociam rápido”. Comenta Bandeira.

Liminar

  Durante a greve, uma juíza de Matão, concedeu limiar a para que os trabalhadores deixassem as dependência da empresa. Segundo o Sindicato, esta liminar foi usada de forma indevida, pois até a área pública acabou sendo proibida para os trabalhadores. “Foi neste momento que a negociação começou, pois em audiência nós provamos que houve abuso no uso da liminar, ai a empresa resolveu reconhecer a negociação”.explica Bandeira.

   Para o sindicato foi de extrema importância a paralisação, já que sem ela não teria resultados. Também foi considerado uma vitória para os trabalhadores, pois segundo o sindicato, esta foi a primeira vez que eles aderiram a um movimento como este.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2018 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546