Ibitinga, Quarta, 19 de Setembro de 2018
Sindicato Rural e Polícia Militar retomam o projeto ?Vizinhança Solidária?
Reunião realizada dia 11 buscou dar continuidade a assuntos referentes à segurança na área rural

No último dia 11 de maio, a diretoria do Sindicato Rural de Ibitinga e extensão de base em Tabatinga esteve reunida com o 1º Tenente PM Lúdio Veludo – Comandante Interino da PM de Ibitinga e com o Cabo PM Manuel Gomes Thomas Neto encarregado da seção operacional da PM de Ibitinga, da 5ª Companhia da Polícia Militar, juntamente com alguns produtores rurais, na sede da entidade em Ibitinga, para dar continuidade a assuntos referentes à segurança na área rural e ao projeto denominado “Vizinhança Solidária”.

  O intuito da reunião foi resgatar a percepção de segurança na região de Ibitinga e Tabatinga e organizar novas ideias. "Será criado um grupo no WhatsApp por bairros rurais e dentre eles terá um tutor, cidadão local, líder comunitário na vizinhança solidária, que será instruído pela PM acerca de prevenção primária entre outras ações. Também serão instaladas placas por bairros para uma melhor segurança. A proposta é alcançar uma proximidade entre vizinhos em prol da segurança de todos, aumentar o contato da polícia com a comunidade e reduzir os índices criminais e deter infratores”, relatou o 1º Tenente PM Lúdio.

  De acordo com o ex-presidente do Sindicato Rural, atual vice-prefeito de Ibitinga, Frauzo Ruiz Sanches, as placas disponibilizadas pela Prefeitura terão como objetivo mostrar que os proprietários rurais fazem parte do projeto vizinhança solidária e também alertar a população que o local está sendo monitorado pela comunidade em parceria com a polícia.

  Segundo o presidente do Sindicato Rural, Luiz Flávio Pinheiro, esse encontro demonstra que é sólida a parceria da Prefeitura Municipal, Polícia Militar e do SR, no projeto Vizinhança Solidária. “A preocupação sobre a aproximação entre os vizinhos que residem na zona rural é fundamental para o êxito da iniciativa de manter a tranquilidade e segurança para aqueles que ali residem. Cada dia que passa, a imprensa local noticia mais furtos de insumos agrícolas e de maquinários nas fazendas, tendo havido até mesmo homicídios, o que abala o convívio das pessoas que contribuem com suas atividades para o progresso e desenvolvimento de nosso município. A produção rural de Ibitinga hoje é representativa e fundamental, para compor os recursos financeiros da Municipalidade e poder ela realizar seus projetos em benefício de toda comunidade ibitinguense”, relatou Luiz Flávio. 

Início do projeto

   Em agosto de 2016, foi realizado no Sindicato Rural o primeiro encontro com representantes da 5ª Companhia da Polícia Militar, para tratar de assuntos referentes à segurança na área rural e aos episódios de furtos que vinham acontecendo em propriedades rurais. O objetivo desse encontro foi reunir informações para elaborar um Sistema Integrado de Segurança e colocar em prática um novo Cronograma de Policiamento Rural, de forma a minimizar os problemas registrados no campo.

   A iniciativa teve como foco aperfeiçoar e complementar a agilidade já adquirida com a implantação do sistema conhecido como GPS Caipira, que se tornou um aliado da PM na realização da Ronda Rural, auxiliando na localização da propriedade, através do seu emplacamento, realizado em parceria pela Prefeitura Municipal, PM e Sindicato Rural.

  Os telefones úteis de emergências: PM (16) 3342-0190|Bombeiros: (16) 3341-5392 | Sindicato Rural:(16) 3342-2435 e Prefeitura (16) 3352-7000.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2018 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546