Ibitinga, Domingo, 28 de Abril de 2024
Sindicato Rural apoia ações da APROTABA
Associação de Produtores Rurais tem o objetivo de reduzir custos e melhorar vendas rurais

  Criado por um grupo de 20 produtores, em 2011, surgiu a Associação dos Produtores Rurais de Tabatinga - APROTABA, que buscavam no cultivo do pimentão em estufa uma alternativa para superar a crise da citricultura com a proposta de multiplicar e disseminar as boas práticas e tecnologias de cultivo e melhorar as condições de vendas dos produtos. Como a citricultura continuou em crise, a cana-de-açúcar ocupou o seu espaço, diminuindo ainda mais a renda familiar, o que levou mais agricultores a produzirem em estufas, forçando a diversificação dos produtos e o fortalecimento da associação.

 A Aprotaba foi impulsionada, no ano de 2014, com a doação do barracão do agronegócio, pelo poder executivo, que viabilizou a participação e a aprovação no projeto Microbacias. Nesse período a Associação foi motivada pelo Sindicato Rural de Ibitinga, com extensão de base em Tabatinga, para participar dos programas governamentais, com destaque para o PNAE.

 Em 2015, a APROTABA, com o incentivo do Sindicato Rural que ajudou na capacitação do corpo técnico/ administrativo e estimulou as vendas junto aos municípios da região de Tabatinga, obteve mais alimentos de qualidade para a merenda de cinco municípios da região. Segundo o gerente da APROTABA, Carlos Vagner Aravéchia, o município de Tabatinga estimula o produtor comprando aproximadamente 100% do recurso do PNAE com produtos da Agricultura familiar.

 O tesoureiro Marinho Aparecido Marcello, enfatizou que o objetivo da associação é reduzir custos e melhorar as vendas de pequenos, médios e grandes produtores rurais, além de tudo, desenvolver novos mercados e superar as dificuldades de manejo de diversas culturas.

  Com essas conquistas, aumentou o número de associados de 63 para 106, em janeiro de 2016. São diversos produtos como verduras, legumes  mel e frutas que exigem da APROTA-BA a busca de novos mercados para atender as necessidades de todos os associados.

  Para o presidente do Sindicato Rural de Ibitinga e extensão de base em Tabatinga, Luiz Flávio Pinheiro, essa parceria comprova como a união de interesses e dedicação dos produtores, são essenciais. “Esta parceria criada, a partir da união dessas duas entidades, em torno do associativismo e do sindicalismo, amplia a possibilidade de desenvolvimento do setor agrícola no município”, conclui Luiz Flávio.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546