Ibitinga, Quarta, 19 de Setembro de 2018
IBGE: Reunião vai avaliar produção agrícola e pecuária de Ibitinga
Nem só de cana-de-açúcar vive o trabalhador rural. Análise revela que diversas outras culturas surgiram no município; outras são substituídas, como a laranja

 No próximo dia 1º, às 9:00 horas, acontecerá em Ibitinga uma reunião da Comissão Municipal de Estatísticas Agropecuárias de Ibitinga (COMEA). Representantes da agência do IBGE de Novo Horizonte, estiveram nesta semana em Ibitinga para convidar entidades representantes do setor, e produtores rurais, para participarem da reunião do levantamento de dados da produção agrícola do município, que depois serão disponibilizados no site do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) em 2018.

   “A cada dois meses é feita uma reunião da comissão, com todos os representantes do setor”, explicou Ronaldo Cezar Gomes da Silva, integrante do IBGE, da agência de Novo Horizonte. Todos os dados levantados nas reuniões são inseridos no banco de dados do PAN (Produção Agrícola Municipal), junto ao IBGE.

  Os dados da produção agrícola municipal geram retorno financeiro para Ibitinga, por meio do repasse de 3% do ICMS agrícola que é feito pelo Governo do estado de São Paulo, conforme a Lei Estadual no 3.201, de 23/12/81, alterada pela Lei Estadual no 8.510, de 29/12/93. O valor será calculado com base no percentual entre a área cultivada de cada município e a área cultivada do estado, levantadas pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento. 

Laranja X cana-de-açúcar

   Nos dados colhidos no ano passado, revelaram que a área plantada de ca-na-de-açúcar continua crescendo no município, ao contrário da cultura da laranja.  

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2018 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546