Ibitinga, Terça, 23 de Abril de 2024
Sindicato Rural apoia Projeto da Associação dos Piscicultores de Ibitinga
Aconteceu no último dia 16 de maio, uma reunião no SR com o objetivo de discutir novos projetos referentes a piscicultura no município de Ibitinga

  No último dia 16 de maio, aconteceu no auditório do Sindicato Rural de Ibitinga e extensão de base em Tabatinga, uma reunião sobre o Projeto da Associação dos Piscicultores de Ibitinga (API), para criação de tilápias em tanques redes no reservatório de Ibitinga, como as diretrizes a serem determinadas para fomento da piscicultura no município.

  O projeto teve início em 2011, com a constituição da Associação e apoio da Casa da Agricultura de Ibitinga, CATI Jaboticabal e Sindicato Rural. Diante de algumas exigências e autorizações exigidas pelos Órgãos competentes o projeto não foi implantado. Agora, com a parceria pujante da Prefeitura Municipal, Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Instituto de Pesca do Estado de São Paulo, CATI, SR, o projeto foi retomado e deverá ser implantado até o início do segundo semestre desse ano.

  Com as alterações da legislação para licenciamento ambiental, empreendimentos menores de 1000 metros cúbicos são dispensados de licenciamento, sendo exigido apenas uma declaração de conformidade ambiental da atividade agropecuária, emitida pela Casa da Agricultura e outras autorizações, as quais já foram providenciadas.

 Para o acesso aos tanques de produção, os piscicultores utilizarão a balsa municipal, que passou por readequações exigidas pela empresa AES Tietê e está regularizada, facilitando também o licenciamento ambiental da Piscicultura da API.

   De acordo com o diretor técnico de departamento da Secretaria de Agricultura e Abastecimento Instituto de Pesca, Luiz Marques da Silva Ayroza, para a realização dessa atividade, já está sendo levantado um custo e a  viabilidade para ser feito as instalações “No começo do ano, tivemos uma reunião com o Secretário da Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim; Junto a prefeita de Ibitinga Cristina Arantes; O vice-prefeito Frauzo Ruiz Sanches e logo em seguida reunimos com a assessoria técnica do gabinete onde iniciamos as tratativas para realizar um projeto piloto no reservatório da usina hidrelétrica de Ibitinga e nos produtores de peixes e viveiros escavados nas propriedades rurais do município. A partir de uma vi-sita técnica que realizamos na semana passada, hoje marcamos essa reunião para definir o planejamento e o que precisa para ser realizado”, relatou Luiz.

   Segundo o delegado representante do Sindicato Rural e vice-prefeito de Ibitinga, Frauzo Ruiz Sanches a Prefeitura Municipal da Estância Turística de Ibitinga, tem buscado novos projetos para agregar valor ao município “Nós daremos total apoio a essa atividade e entre outras que estão por vir que serve como forma de diversificação para Ibitinga”, enfatizou Frauzo.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546