Ibitinga, Sexta, 19 de Abril de 2024
Ibitinga consegue pré-certificação do selo 'Município Verde Azul'
Mesmo com a conquista da 'pré-certificação' do programa de gestão de meio ambiente, falta a conclusão da Estação de Tratamento de Esgoto para que o município possa conseguir o

  O município de Ibitinga foi bem avaliado na pré-certificação da Secretaria de Estado do Meio Ambiente para a concessão do selo 'PMVA', também chamado de Programa Município Verde Azul. No dia 08 de junho, Ibitinga foi contemplada com o certificado de 'pré-certificação' do programa, em Mogi das Cruzes, em cerimônia do '1º Encontro Estadual de Pré-Certificação do PMVA'. A prefeita Cristina Arantes e a Diretora de Meio Ambiente Marina Kolland Dantas, receberam o certificado da pré-certificação.

   De acordo com as novas diretrizes da Secretaria de Meio Ambiente do Estado, os municípios com status de 'pré-certificação', foram os que se destacaram nas políticas de gestão ambiental e já poderão ter preferência no pleito de recursos para políticas públicas voltadas para área ambiental. Caso Ibitinga possa se consagrar com o Selo de Município Verde Azul, no final no ano, os recursos serão  muito mais acessíveis.

  “Ibitinga foi muito bem pontuada, mas nós temos muito a conquistar ainda”, explicou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Frauzo Ruiz Sanchez, que explica que mesmo com uma pontuação muito elevada, para a conquista do selo, é necessário que os municípios possuam Estação de Tratamento de Esgoto. “Esse ano nós vamos ter uma pontuação muito elevada, mas se não tiver a Estação de Tratamento de Esgoto, Ibitinga não recebe o Selo Verde, porque é um pré-requisito”, explicou Frauzo.

Ibitinga

  O PMVA tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental nos municípios. Em 2017, Ibitinga atingiu 41,34 pontos, com resultados positivos nas diretivas do programa, junto com outras 'apenas' 125 cidades entre 645 do estado de São Paulo.

   A segunda pré-certificação, com nota mínima de 50 pontos, está prevista para o dia 22 de setembro. Na última etapa, que será finalizada no dia 9 de outubro, os municípios deverão obter nota mínima de 80 pontos para conseguir a certificação oficial e final do ciclo 2017, que ocorrerá em dezembro.

  Se Ibitinga conseguir o selo, terá acesso priorizado entre os municípios paulistas em recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (FECOP).

 

NA FOTO; a prefeita Cristina Arantes e a diretora de Meio Ambiente Marina Kolland Dantas, após a cerimônia de entrega do pré-certificado. O 'Selo de ‘Município Verde Azul’, permite o município ter acesso a recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (FECOP)

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546