Ibitinga, Sexta, 19 de Abril de 2024
Amamentar é uma forma de amar!
Saiba os benefícios e a importância da amamentação

 

Por Enfª Tatiana Stanzani Acquarone Coren/SP: 98.876

 

 

  Quando um bebê chega ao mundo, inúmeras mudanças acontecem e o momento é especial! A amamentação faz partes desses momentos de felicidade.

  A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que a amamentação aconteça ao menos durante os seis primeiros meses de vida, favorecendo o binômio mamãe e bebê.

  No dia 1º de agosto é comemorado o Dia Mundial da Amamentação, data criada em 1992 pela Aliança Mundial de Ação pró-amamentação (World Alliance for Breastfeeding Action - WABA) com a finalidade de promover o aleitamento materno e a criação de bancos de leite, garantindo, assim, melhor qualidade de vida para crianças.

  Inúmeros são os benefícios que a amamentação traz para a saúde, citarei alguns deles:

- O leite materno ajuda a proteger os bebês das doenças comuns da infância, como a diarréia e a pneumonia;

- O leite materno está facilmente disponível e não tem custo algum;

- Amamentar pode reduzir o risco de câncer de mama e de ovário;

- Amamentar pode ajudar a puérpera a reduzir seu peso, após o parto;

- De acordo com a OMS, os adultos que foram amamentados têm pressão arterial mais baixa e níveis mais  baixos de colesterol;

- Ainda de acordo com a OMS, os adultos amamentados, apresentam menor probabilidade de se tornarem obesos ou sofrerem de diabetes mellitus tipo 2.

  A amamentação é uma grande oportunidade para estabelecer um vínculo mais próximo com o bebê. Por vezes é necessário o auxílio de profissional capacitado para que haja uma adequada pega e sucesso no processo de aleitar. A UNIMED possui uma equipe de enfermagem que pode ajudar a mamãe com as dúvidas sobre o tema.

Dicas para a mamãe que deseja amamentar: 

- Lembre-se: o Leite Materno é o melhor alimento que o seu bebê pode receber!

- É importante escolher uma posição que favoreça o relaxamento da mãe, no ato da amamentação;

- Ofereça seu peito sempre que a  criança quiser e pelo tempo que for

necessário !  Essa é a livre demanda da amamentação;- Quando existe uma adequada pega da aréola, o risco de lesões dos mamilos diminuem: preste atenção, mamãe, se existe desconforto na hora de oferecer a mama. Procure ajuda caso sinta dor ou tenha dúvida sobre a mesma;

- O seu leite é o mais completo ali-mento para o bebê que acabou de nascer. Não é necessário oferecer nada além do leite materno até os 06 meses de idade do seu filho (a), salvo orientações do pediatra;

- Não ter leite ou ter leite fraco são medos infundados. Toda mulher é capaz de amamentar e todo leite é de qualidade. Quanto mais houver o estímulo de sugar, maior será a probabilidade de produzir leite.

-Oferecer o seu leite é sinal de carinho, cuidado e atenção!

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546