Ibitinga, Sábado, 20 de Abril de 2024
Vaca dá à luz bezerros gêmeos no bairro Córreguinho
Caso raro de parto gemelar acontece apenas entre 0,3 e 0,9% dos casos

  O produtor rural Oclair Nicola Bandeira se surpreendeu na quinta-feira (03), quando chegou pela manhã no sítio Santo Antônio, no bairro rural Córreguinho. Uma das vacas do sítio deu à luz para bezerros gêmeos. “Cheguei lá tinha acabado de nascer. A placenta ainda tava saindo da vaca”, disse Oclair. Os bezerros são machos e saudáveis.

   Os bezerros gêmeos são de cores diferentes, o que indica que são bi-vitelinos, ou seja, dois óvulos foram fecundados e eles foram gerados em placentas distintas.

   Essa é a primeira vez que o produtor presencia algo raro. “Nunca tinha visto”. Segundo o médico veterinário e consultor Raul Mascarenhas, “uma vaca que teve um parto gemelar – gravidez de gêmeos – não necessariamente terá novas reproduções múltiplas. Não é comum o nascimento de mais de um filhote em um mesmo parto em bovinos, com uma pequena incidência entre 0,3% e 0,9% ao ano em um rebanho”, explicou Mascarenhas ao Globo Rural, sobre um caso semelhante.

    A vaca que deu cria de gêmeos no Córreguinho, tem 5 anos, e essa é a segunda vez que ela dá cria. Oclair garante que tem 10 vacas e um touro, e que todo o leite que as vacas produzem, são para os bezerros.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546