Em 22 de setembro, a AES Tietê fará a soltura de 30 mil alevinos da espécie Pacu, em Barra Bonita, em comemoração ao Dia do Rio Tietê. O repovoamento faz parte do Programa de Manejo Pesqueiro, por meio do qual a AES Tietê realiza a soltura de peixes nos rios Tietê, Grande, Pardo e Mogi-Guaçu. O objetivo do repovoamento dos rios é preservar as espécies nativas de peixes e promover o equilíbrio do ecossistema. A soltura de alevinos também traz vantagens à pesca profissional e amadora, contribuindo para melhorar as condições das populações ribeirinhas. Anualmente, são soltos cerca de 2,5 milhões de alevinos.
Para a realização do programa, a empresa cultiva sete espécies nativas de peixes (curimbatá, dourado, pacu-guaçu, piapara, pintado, piracanjuba e tabarana) nas Estações de Hidrobiologia e Aquicultura das usinas Barra Bonita e Promissão. A iniciativa segue o ano agrícola, respeitando os períodos de chuvas. Assim, no inverno, é realizada a preparação das matrizes para reprodução, iniciando um novo ciclo de desenvolvimento que culmina com a soltura dos peixes.
A AES Tietê faz ainda o monitoramento de espécies para avaliar a alimentação, reprodução e presença de alevinos em 35 tributários dos reservatórios operados pela AES Tietê. Além do manejo pesqueiro, a empresa desenvolve outros programas como o de educação ambiental, envolvendo escolas e a comunidade.
Também para homenagear o Rio Tietê, as crianças e adolescentes da Casa de Cultura e Cidadania de Barra Bonita, projeto patrocinado pela AES Tietê e realizado pela H. Melillo, participarão da programação comemorativa, na Mariana da Barra. Haverá apresentações de dança e teatro com temas ambientais.
Confira a agenda para o Dia do Rio Tietê, em Barra Bonita
8h30 às 10h30: Apresentação da Casa de Cultura e Cidadania: Dança e Teatro, com os espetáculos Sedes In Corpus e Engodos, respectivamente, que tratam da preservação do meio ambiente. Apresentação do Coral da Casa de Cultura e Cidadania (AES Tietê).
11h: A AES Tietê faz soltura de 30 mil Alevinos, da espécie Pacu, na Marina da Barra, em Barra Bonita.
Sobre a AES Tietê – A AES Tietê S.A é uma das mais eficientes geradoras de energia elétrica do país, com capacidade instalada de 2,66 mil MW (megawatts). Suas nove usinas hidrelétricas e duas pequenas centrais hidrelétricas (PCH) respondem por cerca de 18,2% da energia gerada no Estado de São Paulo e por 2,4% da produção nacional.
Sobre a Casa de Cultura e Cidadania – A Casa de Cultura e Cidadania é um projeto sociocultural viabilizado pela Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, patrocinado pela AES Tietê e realizado pela H.Melillo. O projeto é um espaço que tem por objetivo promover a formação, expressão e lazer para crianças, jovens e adultos, atuando também como pólo cultural que envolve comunidades de baixa renda. São oferecidos cursos de arte educação, oficinas de geração de renda abertas para toda a comunidade e formação técnica para jovens na área cultural, além de atividades culturais, como cinema e apresentações artísticas.